ETAR do Almirante Reis remodelada e poupança de meio milhão na dívida da Câmara “sem consultores externos”, anuncia Cafôfo

CMF reunião setembro
Paulo Cafôfo anuncia obras na Estações de Tratamento de Águas Residuais e uma poupança de meio milhão na dívida da CMF “sem recurso a consultores externos”.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal deu conta, hoje, na sequência da reunião camarária, da adjudicação do pacote de intervenção nas quatro Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade do Funchal, sendo que haverá uma completamente nova, a estação elevatória dos Socorridos, além de remodelações nas estações do Arieiro e Praia Formosa e uma intervenção acentuada na ETAR do Almirante Reis e no emissário submarino, “remodelando não só o edifício, mas também os equipamentos depois de 20 anos”.

Paulo Cafôfo disse mesmo que este anúncio refere-se a uma “pequena revolução ambiental”, envolvendo um investimento de 5 milhões de euros.

Relativamente a outras deliberações, Cafôfo referiu a aprovação de uma renegociação do PAEL (Plano de Apoio à Economia Local), na sequência “do recurso, do executivo anterior, numa situação caótica da Autarquia, a um resgate que tinha juros que oneravam o Orçamento Municipal. O que fizemos foi a renegociação da dívida, através de um empréstimo bancário, poupando meio milhão de euros e sem recurso a consultores externos, o que significa que seguimos as boas práticas do rigor e da boa gestão financeira”, numa indireta ao facto do Governo Regional gastar 15,4 milhões para uma assessoria que visa precisamente renegociar a dívida da Região.

Em matéria de reabilitação urbana, o presidente da Câmara anuncia dois edifícios, uma na Rua da Carreira e outro na Rua Dr. Fernão Ornelas, que beneficiam de apoios, apontando, por outro lado, uma decisão favorável no sentido de ser aplicada, aos bombeiros do Funchal, a tarifa social da água. Aceitámos os desafios do senhor Representante da República e por unanimidade a Câmara decidiu dar um passo em frente e levar uma proposta à Assembleia Municipal”.