‘Flash mob’ promoveu “Lixo no chão, Não!” no Mercado dos Lavradores

Foto DR.

A vereadora da Câmara do Funchal, Idalina Perestrelo, que tem o pelouro do Ambiente no Município do Funchal, acompanhou, ontem à tarde, uma das iniciativas de sensibilização integradas na campanha “Lixo no chão, NÃO!”.

Tratou-se de um flash mob que se realizou no Mercado dos Lavradores e que mobilizou vários colaboradores dos serviços municipais, nomeadamente do Departamento do Ambiente, para agradecer e premiar a população por não deitar lixo no chão.

A Vereadora Idalina Perestrelo avançou, na ocasião, que “esta iniciativa surgiu da necessidade de sensibilizarmos para o lixo que é deitado no chão. Nós falamos muito de questões ambientais, mas este gesto de deitar lixo no chão, infelizmente, é um gesto que muita gente ainda tem. Portanto nós sentimos a necessidade de voltar a relembrar para esta causa, pois estes gestos acabam por transmitir aos outros o nosso respeito pelo nosso meio ambiente.”

“Não devemos poluir o nosso espaço comum, a nossa sala de estar comum, que é, ao fim ao cabo, todos os espaços públicos da cidade. A iniciativa que hoje promovemos premeia, com um cantil de água reutilizável, os cidadãos que realmente deitam o lixo nas papeleiras. Queremos sensibilizar para o facto de existirem locais adequados para colocar lixo, mais de 2 000 pontos espalhados por toda a cidade do Funchal, bem como para a reutilização de embalagens, se possível não recorrendo ao plástico.”

A campanha “Lixo no chão, NÃO!” conta com várias iniciativas, entre elas um vídeo de sensibilização, instalação de duas lonas gigantes no Edifício dos Viveiros e no túnel da Rua das Hortas/Rua Elias Garcia e colocação de telas magnéticas nas viaturas camarárias do departamento.