Sommeliers espanhóis visitam a Madeira de 12 a 15 de junho

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM), em parceria com as empresas do sector, acolhe, entre os dias 12 e 15 de junho, o Presidente da Asociación de Sumilleres de Galicia, Luis Paadín, e Alejandro Paadín, igualmente sommelier, que visitam Região Demarcada da Madeira, com o intuito de conhecerem melhor o Vinho Madeira, para posteriormente escreverem um artigo para a revista Cepas Y Vinos, e igualmente para falarem sob o tema em programas das Rádio Coruña Cadena Ser e Rádio Voz.

Para além de ser considerado um dos mais prestigiados sommelier da Galiza, Luis Paadín, possui um vasto currículo na área vínica, escritor de diversos livros e artigos relacionados com vinhos e bebidas espirituosas, é o co-autor e editor do Guia de Vinhos (Guía de Vinos, Destilados y Bodegas de Galicia), que na edição de 2017, foi selecionado pelo Gourmand World Wine-Book Awards, como um dos melhores dez guias de vinho do Mundo, distinção esta a que se candidatam cerca de 10.000 obras de 200 países. No seu percurso profissional, de destacar ainda que foi assessor vitivinícola para várias casas de vinho, restaurantes, etc, foi professor em diversas escolas hoteleiras e Universidade de Vigo , para além de ter sido membro do júri de diversos concursos internacionais.

Alejandro Paadín, filho de Luis Paadín, seguiu as pisadas do pai, e para além de sommelier, é também formador na área de análise sensorial, co-autor do Guía de Vinos, Destilados y Bodegas de Galicia, membro do júri de diversos concursos internacionais, e em 2012 foi o vencedor do Campeonato de Sommeliers da Galiza- Prémio especial para a Melhor Carta de Aguardentes da Galiza e Prémio especial para a Melhor Carta de Vinhos de Jerez.

Como tal, o IVBAM preparou, um roteiro, que contempla um Masterclass sobre Vinho Madeira, ministrado pelo IVBAM, um circuito de visitas pelas empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, para conhecerem as especificidades produtivas de cada empresa e uma visita às vinhas.

A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os Vinhos Tranquilos Madeirenses merecerá também especial atenção nas refeições, concebidas especialmente para esse efeito.

A realização desta ação é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.