Paróquia dos Lameiros organiza 1.ª Semana do Espírito Santo

Com Sílvio Mendes

De 13 a 20 de maio,  a paróquia dos Lameiros, situada na freguesia de São Vicente, vai organizar a 1.ª Semana do Espírito Santo.
No domingo, 13 de maio, festa da Ascensão do Senhor, as insígnias do Divino Espírito Santo visitarão os sítios dos Lameiros, Cascalho e Limoeiro. Será celebrada a Eucaristia às 10 horas e a recolha das insígnias ocorrerá cerca das 21 horas na igreja dos Lameiros.
Na segunda-feira, dia 14, denominada de «Segundinha do Espírito Santo» será celebrada missa às 19 horas revertendo o ofertório para a Centro Social e Paroquial da Ponta Delgada.
O programa do dia 15 de maio integrará a missa às 19 horas, após o que será aberta uma exposição com fotografias referente ao Espírito Santo.
Haverá também uma palestra pelo Pe. Óscar Andrade a propósito de diverso aspetos da vivência do Espírito Santo na Madeira.
Na quarta-feira, 16 maio, às 18h30 principiará a missa na capela de Nossa Senhora de Fátima, no Pico da Cova, seguindo-se a procissão das velas.
Às 19 horas da quinta-feira, dia 17 de maio terá início a missa que será por intenção dos festeiros do Espírito Santo, já falecidos.
Haverá depois a assinatura no livro de honra dos festeiros, elementos que transportam as insígnias e salva e meninas saloias.
Na sexta-feira, 18 de maio, às 15 horas, os alunos e alunas da escola dos Lameiros vão reunir- no adro e  seguirão em cortejo para a escola acompanhadas pelas insígnias, tocadores e «saloias».
No domingo, 20 de maio, festa de Pentecostes, após a missa celebrada às 10 horas na igreja dos Lameiros, será feita a visita pascal aos sítios dos Barros, Fajã dos Vinháticos e Achada.
As atividades encerrar-se-ão nesse dia pelas 21 horas com a bênção do Espírito Santo.