A viagem a bordo do navio-escola “Sagres” entre Porto Santo e Funchal

Fotos de Rui Marote

Sagres
O navio-escola “Sagres” leva Portugal ao mundo.
Sagres
Um dia diferente a bordo da “Sagres”, com a convivência entre civis e militares .
Sagres
Os trabalhos a bordo mantêm o navio sempre operacional ao mais alto nível.
Sagres
O Representante da República acompanhou a viagem da “Sagres”, um navio que transporta vinho português, Moscatel de Setúbal, bem como da Adega de Favaios, do Douro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O navio-escola “Sagres” já está na Madeira onde permanecerá até 3 de maio, dia em que ocorre a partida para a viagem até aos Estados Unidos, estando previstas, na Região, visitas abertas à população durante os dias 1 e 2 de maio. Hoje de manhã, o navio esteve no Porto Santo, como o Funchal Notícias noticiou.

O repórter fotográfico Rui Marote acompanhou a viagem desde o Porto Santo até ao Funchal e é o testemunho desses momentos que damos conta, em imagens, que têm a ver com pormenores da vida a bordo, com a presença de diversas entidades que se deslocaram à ilha dourada onde ocorreu a cerimónia de deposição de flores junto ao monumento dos Descobrimentos, numa conjuntura em que se assinala os 600 anos da Descoberta do Porto Santo.

Sagres
O navio Sagres integra, nesta missão, uma guarnição de 123 militares.
Sagres
Além da Guarnição, o navio tem capacidade para embarcar 63 cadetes (51 masculinos e 12 femininos).
Sagres Guilherme Silva
Guilherme Silva, o presidente da Comissão para as comemorações dos 600 anos dos Descobrimentos da Madeira e Porto Santo, também esteve a bordo do navio-escola.
Sagres
O navio tem 90 metros de comprimento.
sagres comandante
O navio está sob o comando do capitão-de-fragata Manuel Maurício Camilo, à esquerda da imagem.
Sagres
Por momentos, aconteceu Portugal no Porto Santo.
sagres
Em Miami, a 2 de julho, embarcam os cadetes do segundo ano da Escola Naval.

Para esta terça-feira, estão previstas visitas ao navio entre as 14 e as 17 horas e entre as 20 e 22 horas. No dia 2 de maio, quarta-feira, as visitas ocorrem em três períodos, entre as 10 e as 12, entre as 14 e as 17 e entre as 20 e 22 horas.

O NRP “Sagres” cumpre uma visita que passa por vários portos dos Estados Unidos, sendo que em Boston recebe a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  integrando as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.