Vias de comunicação degradadas na Ponta do Sol e CDS/PP leva caso à reunião de Câmara

Ponta do Sol estrada
O estado de degradação das estradas da Ponta do Sol preocupa o CDS/PP.

O CDS/PP vai levar, esta quinta-feira, à reunião de Câmara da Ponta do Sol, o estado de degradação de algumas estradas do concelho, uma situação reportada por vários munícipes e verificado pela própria vereadora centrista Sara Madalena.

Uma das vias que mais problemas apresenta, segundo aquele partido, “é a Estrada do Carvalhal e Carreira e Estrada do Socorro, bem como a Estrada da Amoreirinha e das Cruzes, na freguesia de Canhas, mas também diversos caminhos municipais das zonas altas da freguesia de Ponta do Sol, nomeadamente o Caminho do Lombo das Terças, na parte norte, mais conhecida por Pico, que serve pelo menos três famílias e a que só se consegue aceder, sem grande esforço, com veículos de tração às quatro rodas”.

Sara Madalena diz que “não deixa de ser curioso que aquando da realização da Rampa da Ponta do Sol de Rallye, a Senhora Presidente tenha abordado, em jeito de ironia, o representante do Governo Regional no sentido de reparar a Estrada Regional 222, que atravessa todo o concelho e que está, de facto em demasiados locais, deplorável, mas não seja capaz de notar os seus próprios telhados de vidro, ou no caso, os “buracos” da sua competência”.

ponta do sol estradas C
A situação das estradas estará em debate na reunião de amanhã, na Câmara Municipal da Ponta do Sol.

A vereadora refere que um munícipe reportou-lhe um caso, junto à Escola do 1º Ciclo com Pré do Carvalhal e Carreira, nos Canhas, onde caíu num buraco não sinalizado, com o seu motociclo. A situação, segundo Sara Madalena, coloca um problema às entidades: “Relembre-se que todos os danos provocados a terceiros, consequência do mau estado das vias de comunicação são responsabilidade das entidades com a competência dessas mesmas vias, pelo que se suceder um acidente causado pelo mau estado das mesmas, a responsabilidade, no caso, poderá ser imputada à Edilidade, pelo que, opina a Vereadora do CDS, melhor será “prevenir que remediar”.

Outra situação que o CDS/PP denuncia, é a que se prende com a Estrada que liga a freguesia da Madalena do Mar à freguesia da Ponta do Sol, passando pelo Anjos (Canhas), que continua aberta ao público, não obstante a falta de condições de segurança. “Oficialmente, comunica-nos a Sra Presidente, está encerrada, sendo um facto que se encontram, em cada extremidade, uma cancela com sinal de estrada sem saída, mas a verdade é que por ali, diariamente, circulam viaturas ligeiras e pesadas e, pasme-se viaturas de promoção turística”. O CDS questiona “quem será o responsável se, fatalmente, alguma tragédia acontecer, visto que, certamente, nenhum turista é informado da insegurança daquele troço o que pode manchar o bom nome do concelho como destino turístico de excelência. Medidas mais firmes têm de ser tomadas”.