Sé escolhida pelo INE para “freguesia-piloto” dos Censos 2021

Censos Funchal 2021A próxima edição do Recenseamento Nacional da População e do Recenseamento da Habitação, conhecidos tradicionalmente como os CENSOS, vai decorrer oficialmente em 2021, com um formato inovador e com uma maior capacidade de resposta às necessidades da sociedade.

A preparação para a operacionalização do novo método implica, contudo, um conjunto de operações experimentais, nomeadamente a aplicação de inquéritos teste, a serem realizados já este ano, em 2019 e em 2020. O Instituto Nacional de Estatística (INE) escolheu, para o efeito, algumas freguesias-piloto para testar este processo em todo o país, tendo este sido o caso da Sé, no Funchal.

O primeiro teste já está, neste momento, a decorrer até dia 27 de maio, com o objetivo principal de testar o processo de distribuição de cartas junto dos alojamentos e residências, testar o desenho dos questionários Web e da resposta por telefone, um complemento à resposta pela internet, tal como aferir a utilização de vários dispositivos móveis como ferramentas de resposta.

A Câmara Municipal do Funchal informa, para o efeito, que a população residente na freguesia Sé já recebeu ou vai receber nos próximos dias uma carta do INE, com a indicação de como proceder à resposta aos Censos, através da internet ou telefone. Na carta constará igualmente uma password e um código único e intransmissível, que asseguram um sistema de autenticação confidencial e seguro.

Numa segunda fase, com duração prevista entre os dias 16 de abril e 13 de maio, os cidadãos e cidadãs que receberam a carta na sua residência podem proceder ao preenchimento do Censo, através da internet, acedendo ao link censosteste2018.ine.pt, ou por telefone, através de uma chamada grátis para o 800 30 20 21. Entre os dias 14 e 27 de maio será, então, possível proceder à resposta exclusivamente em papel, na Junta de Freguesia ou na visita do Recenseador à residência.

No final de todo o processo é apresentado um “Questionário de Opinião”, com o intuito de recolher sugestões e opiniões quanto ao novo método a ser instaurado, fundamentais para o futuro funcionamento dos Recenseamentos. Os Recenseamentos da População e da Habitação (CENSOS) são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país e destinam-se a obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional. Através da internet ou do telemóvel, o novo método pretende reduzir os custos associados às operações, diminuir a carga estatística sobre os cidadãos e permitir uma maior frequência na divulgação de informação, atualmente a acontecer de 10 em 10 anos.