Governo e Exército limpam terrenos florestais junto de habitações

Susana Prada-Reflorestação
Governo e Exército juntos na limpeza de terrenos.

A iniciativa é do Governo Regional com a colaboração de uma equipa de sapadores do Exército. O objetivo é proceder à limpeza de terrenos florestais junto de habitações e no caso da iniciativa de hoje, ocorreu na zona da Choupana. Em consequência, aponta-se para a diminuição da carga combustível e a prevenção dos incêndios florestais.
Números revelados pela secretaria, indicam que “durante o ano passado foram limpos mais de 300 hectares”. Este ano, durante os próximos 6 meses, até setembro, haverá limpeza das plantas invasoras (eucaliptos, acácias) para proteger a população.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, lembrou a importância destas ações e disse que este trabalho terá continuidade, dando agora início a uma nova fase que se prolonga até setembro, reforçando o objetivo de limpar os terrenos, todos os anos, para defesa das populações.

Na oportunidade, a governante anunciou que a ARM (Águas e Resíduos da Madeira), nos cinco municípios aderentes, vai colocar contentores para que as pessoas que procedam à limpeza dos seus terrenos, tenham a possibilidade de colocar a biomassa sem que os próprios proprietários tenham que dispender custos para transportar até à Meia Serra.