PS-M preocupado com abandono escolar no ensino superior

O Partido Socialista-Madeira veio hoje mostrar-se preocupado com o abandono escolar no ensino superior e quer saber quantos estudantes madeirenses é que abandonaram as universidades sem concluírem o seu curso, para que depois possa ser elaborado um plano de intervenção para combater este problema.

Numa conferência de imprensa promovida no Campus da Penteada, junto à Universidade da Madeira (UMa), Rui Caetano, membro da direcção do PS-M, evocou o recente estudo publicado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, segundo o qual cerca de 30 por cento dos alunos no ensino superior abandonam os estudos sem concluírem o seu curso. De acordo com esse mesmo estudo, de 2011 a 2015, houve cerca de 15 mil alunos que abandonaram, por ano lectivo, o ensino superior.

Por outro lado, o socialista deu conta que, recentemente, foram apresentados dados que indicavam que, este ano letivo, 114 alunos já tinham abandonado o seu curso na UMa.

“Nós, Partido Socialista, estamos seriamente preocupados com estes números. Aquilo que queremos saber é, desses 30 por cento, quantos deles são estudantes madeirenses. Nós queremos saber qual é a realidade e a situação dos nossos alunos madeirenses no ensino superior, para que seja possível, depois, elaborarmos um plano de intervenção de acordo com aquilo que encontrarmos”, salientou Rui Caetano, acrescentando que o PS-M quer igualmente conhecer quais são as causas para esse abandono, nomeadamente se são factores de ordem financeira ou se é por dificuldades de adaptação.

“Depois de conhecermos a realidade, iremos traçar um plano de intervenção junto desses alunos”, vincou o membro da direcção do PS-M, explicando que, se a desistência for por causas financeiras, há que definir uma forma de encontrar apoios para que “não haja um único aluno da Madeira a abandonar o ensino superior” por essa razão. Se for por outros factores, acrescentou ainda, há também que encontrar os apoios e a intervenção necessários para que esses alunos concluam o ensino superior.