Seminário sobre “Recuperação de Fauna Selvagem” decorre nos dias 13 e 14

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM, no âmbito do projecto MAC/4.6d/157 LuMinaves, organiza nos dias 13 e 14 de Março, a partir das 9 horas, um seminário sobre o tema “Recuperação de Fauna Selvagem”. Amanhã, o evento terá a sua componente teórica, no auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, no Campo da Barca. A abertura contará com a presença da secretária da tutela, Susana Prada. Já a 14 de Março, a componente prática será realizada na Reserva Natural Parcial do Garajau – Lazareto.

Este seminário será conduzido pelo coordenador e médico veterinário Ricardo Manuel Lemos Brandão, do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e pela enfermeira veterinária Daniela Filipa Ferreira da Costa, do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) respectivamente.

Esta formação terá uma componente teórica dirigida a todos os que de alguma forma terão contacto com esta área de atuação, nomeadamente técnicos superiores envolvidos, Vigilantes da Natureza, assistentes operacionais etc. (IFCN,IP-RAM), e externamente a todos os veterinários com interesse nesta área, informa-se.

A componente prática será mais direccionada para os técnicos e profissionais que trabalharão mais directamente nesta área de actuação, nomeadamente na área da análise e administração de medicamentos.

O crescimento do interesse pela recuperação de animais selvagens em Portugal tem sido evidente nos últimos tempos e a ilha da Madeira não é excepção, diz a SRA.

Esta formação vem contribuir para a valência de funções e de competências na área da recuperação de fauna selvagem, uma vez que está em curso a criação de um Centro de Recuperação de Aves na Madeira, que garantirá melhores cuidados, eficácia e sucesso na recuperação de animais feridos ou debilitados que sejam recolhidos pelos serviços ou pela população sendo estes posteriormente devolvidos ao meio natural.