Júri nacional escolhe Luís Miguel de Sousa como um dos sete finalistas ao prémio de Empreendedor do Ano

Os candidatos finalistas ao prémio nacional de empreendedor do ano. (Da esquerda para a direita, no sentido dos ponteiros do relógio: Luís Moura e Silva, Luís Miguel Sousa, Nuno Sebastião, António Rios Amorim, Mário Ferreira, Manuel Rui Nabeiro e Rui Miguel Nabeiro (concorrem juntos) e João Miranda )Foto in Expresso.

O madeirense Luís Miguel de Sousa é um dos sete candidatos finalistas ao grande prémio Entrepreneur of the Year, em Portugal, uma iniciativa que junta Expresso e EY, conforme notícia divulgada pelo citado semanário nacional.

O presidente do Grupo Sousa integra os sete finalistas desta sétima edição do projeto Expresso e EY, numa iniciativa que pretende reconhecer o mérito dos melhores e mais relevantes exemplos de empreendedorismo, a partir de critérios como a criatividade, a visão empresarial ou o sucesso alcançado, quer em Portugal quer no mundo.

António Rios Amorim, Nuno Sebastião, João Miranda, Mário Ferreira, Manuel Rui Nabeiro e Rui Miguel Nabeiro (estes dois a concorrem juntos) e Luís Moura e Silva são os outros candidatos finalistas, após a seleção feita pelo júri, liderado por António Gomes da Mota, presidente da direção do do Instituto Português de Corporate Governance e presidente não executivo do Conselho de Administração dos CTT.

A decisão final será anunciada em abril, numa gala internacional, que decorrerá em Monte Carlo.

Sobre o madeirense Luís Miguel de Sousa, CEO do Grupo Sousa, com 56 anos de idade, o semanário Expresso destaca o seu curriculum empreendedor, nestes termos: “Com mais de 50 sociedades dedicadas a todas as actividades relacionadas com o transporte marítimo de passageiros e mercadorias e sediado na Madeira, o Grupo Sousa é o maior armador português no transporte de passageiros e de carga e a grande obra do empresário Luís Miguel Sousa. Além dos negócios da navegação, a empresa já se diversificou para incluir negócios que vão desde a energia à hotelaria.

Figuras de relevo como Belmiro de Azevedo, do Grupo Sonae, Dionísio Pestana, do Grupo Pestana, ou os fundadores da Vision-Box, Bento Correia e Miguel Leitmann, já foram distinguidas em anos anteriores.