IASAÚDE alerta para cuidados a tomar contra os efeitos nefastos do frio

O IASAÚDE emitiu uma circular para todos os serviços integrados no Sistema Regional de Saúde, alertando para as medidas para prevenir os efeitos do frio na população. Por outro lado, os avisos foram também divulgados à comunicação social, salientando que, no período de Inverno, o frio intenso e as oscilações de temperatura podem ter efeitos negativos na saúde, facilitando o aparecimento de doenças como a gripe e outras infecções respiratórias. Estas podem levar a complicações, principalmente em presença de doenças crónicas.

“De forma indirecta, o frio pode também potenciar acidentes rodoviários, quedas, incêndios, queimaduras e intoxicações por monóxido de carbono devido ao uso incorrecto ou mau funcionamento de lareiras e outros sistemas de aquecimento”, refere a circular.

Neste sentido, o IASAÚDE divulga um flyer intitulado “O frio já chegou! Proteja-se”, no qual constam indicações sobre medidas para prevenir os efeitos directos e indirectos do frio na saúde, podendo o mesmo ser impresso e afixado ou fornecido nos serviços de saúde.

Para complemento desta informação, aconselha-se a consulta do site do IASAÚDE, em http://www.iasaude.pt, onde podem ser descarregadas estas informações, e outras, sobre o frio e a gripe.