Paula Cabaço representa em breve interesses da RAM no Comité das Regiões; António Costa também vai

Foto Rui Marote

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, vai participar pela primeira vez na reunião do Comité das Regiões, que se realiza em Bruxelas, na quarta e na quinta-feira, respectivamente, dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Uma reunião na qual o primeiro-ministro português, António Costa, estará também presente a convite do presidente das Canárias.

O nome de Paula Cabaço, enquanto representante da Região e dos interesses desta região autónoma portuguesa foi recentemente indicado e aprovado pelas instâncias regionais e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Esta será a primeira vez que a recentemente empossada governante discursará perante as entidades europeias e os dignitários das restantes regiões ultraperiféricas da Europa, e ainda por cima, num momento particularmente importante, quando será apresentado pelo presidente das Canárias, Fernando Clavijo, um parecer de iniciativa (é assim que se chamam os projectos de resolução nestas instâncias europeias) defendendo os interesses conjuntos da regiões ultraperiféricas europeias, após a reunião que juntou os governantes das mesmas em Outubro passado na Guiana Francesa.

Recorde-se que foi nessa ocasião, na qual participou o presidente madeirense, Miguel Albuquerque, que as RUP definiram, numa Declaração Final, o seu firme propósito de identificação com os ideais do Velho Continente e com a União Europeia, mas, ao mesmo tempo, reivindicaram unanimemente uma revisão em profundidade da consideração da ultraperiferia nas diferentes políticas europeia, no sentido de conferir aos cidadãos das mesmas os mesmos direitos e deveres efectivos que os restantes cidadãos do espaço europeu.

A Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas realizada em Outubro passado na Guiana sublinhou a necessidade de manter a política de coesão, com apoio efectivo dos fundos da UE, enquanto vector do seu desenvolvimento e da criação de emprego para o futuro nas RUP.