São Vicente celebra o seu padroeiro

Sílvio Mendes

A paróquia de São Vicente vai celebrar a festa do seu padroeiro. Será na segunda-feira 22 de janeiro iniciando-se Eucaristia às 15h30. No final decorrerá a procissão.

Preparando aquela festa estão a decorrer as novenas às 19h30 na igreja de São Vicente onde no domingo, dia 21 às 20 horas será celebrada a missa da vigília da festa.

A devoção das populações da península ibérica a São Vicente é muito antiga. Aquele santo era originário de Saragoça, onde foi ordenado diácono no século III. Numa das perseguições aos cristãos, tão habituais nessa altura, foi aprisionado e sujeito a terríveis torturas, resistindo sempre com grandes demonstrações de fé.

A ligação aos corvos, ainda um elemento sempre presente na iconografia, começa com a sua morte, no ano 304, às mãos do governador Daciano, na era do imperador Diocleciano. Lançado aos abutres, o seu cadáver foi protegido por um corvo. Então Daciano mandou lançá-lo ao mar, mas as marés trouxeram-no de volta e uma viúva piedosa sepultou-o junto aos muros da cidade de Valência.