Especialistas em Educação debatem na UMa de 29 a 31 janeiro “O Professor do Século XXI”

A Universidade da Madeira (UMa) será o palco da CIEC 2018 – II Conferência Internacional em Educação Comparada: “O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis”, agendada para os dias 29, 30 e 31 de janeiro.

A sessão de abertura da conferência, agendada para as 10h do dia 29 de janeiro, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, será presidida pelo Reitor da UMa, Professor Doutor José Carmo, e contará com as presenças do Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, do Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho, do Coordenador da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Professor Doutor António Teodoro, e do Coordenador Científico do Centro de Investigação em Educação, Professor Doutor Nuno Fraga.

A CIEC 2018 é organizada pela Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, em parceria com o Centro de Investigação em Educação da UMa e com a Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, e tem como objetivo principal questionar e refletir à luz de cenários diversos e comparados a assunção do professor enquanto profissional essencial à prática pedagógica do século XXI, independentemente do lugar que possa ocupar na sala de aula ou no espaço pedagógico em que a aprendizagem aconteça.

Em debate vão estar questões relacionadas com a cidadania cosmopolita, os novos atores sociais e a reconstrução das práticas pedagógicas e profissionais; as histórias de vida e o ser professor no regime colonial e pós-colonial, bem como as políticas educativas glocais e os estudos curriculares.

Do programa científico constam duas conferências plenárias, a cargo de Ivor Goodson, da University of Brighton, e de Pablo Fraser, Analista da OCDE na equipa TALIS 2018 – Teaching and Learning International Survey, e quatro painéis, conduzidos por nomes de referência na área da Educação, onde serão abordados temas como Currículo, Formação de Professores e Profissionalidade Docente; Regulação Transnacional e Políticas de Educação; Movimentos pedagógicos e inovação; Cidadania cosmopolita, Sindicalismo e Trabalho docente.

O programa da conferência inclui também debates e mais de 60 comunicações orais, organizadas com base nos nove eixos temáticos sobre o tema geral da CIEC.

A participação na conferência exige inscrição prévia, até 20 de janeiro, através do endereço http://uma.pt/ciec2018.

A CIEC 2018 é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que os participantes que cumpram todas as formalidades da formação acreditada terão direito a um certificado de formação creditada (0,7 créditos).