Conferência sobre a história e notoriedade do vinho da Madeira

Na próxima quarta-feira, na Escola Agrícola da Madeira, realiza-se a conferência “Vinhos da Madeira: História e Notoriedade”, pensada para os produtores de vinhos da região, e que integra um ciclo de quatro conferências sobre vitivinicultura. Esta conferência passará também por outras três regiões vitivinícolas nacionais, onde se pretende discutir e reflectir sobre algumas das principais questões de cada região.

As conferências serão de entrada gratuita mediante inscrição e estão direccionadas e pensadas essencialmente para os agentes do sector vitivinícola. No entanto, estão abertas ao público em geral.

A iniciativa será moderada pelo jornalista Marc Barros, especializado no sector dos vinhos.

A sessão de abertura registará a presença do governante regional com a pasta da Agricultura, Humberto Vasconcelos. Karina Olim Freitas, do IVBAM, falará sobre o tema “Características e Património Vitícola da Região Demarcada da Madeira”, pelas 14h30, seguida de Nadia Meroni, também do IVBAM, que abordará o tema “Vinho da Madeira, uma marca de notoriedade”.

Pelas 15 horas, José Carlos Marques, da Universidade da Madeira, falará sobre “Inovação na Produção do Vinho da Madeira: uma perspectiva académica”. Vinte minutos depois, Francisco Albuquerque, da Madeira Wine, abordará a perspectiva empresarial. Às 16 horas, serão apresentados vários “casos de sucesso”.