Governo Regional paga passe sub-23 e reitor da UMa apoia reivindicação para que seja República a assumir custos

universidade UMa 1
O Governo Regional assumiu o pagamento do passe sub23 aos estudantes da UMa, uma competência do Governo da República. O reitor agradece.

O Governo Regional anunciou que iria pagar a verba correspondete ao denominado passe sub23, que deveria ser da responsabilidade do Governo da República, mas que até agora o Estado não assumiu perante os alunos da Universidade da Madeira, ao contrário do que faz com as universidades do resto do País.

José do Carmo emitiu hoje um comunicado onde dá conta da sua satisfação face à decisão do Executivo Madeirense, lembrando que “o Passe Sub23, anunciado como um apoio ao transporte dos estudantes do ensino superior de todo o País, com idade não superior a 23 anos, não está, ainda, a ser aplicado na RAM, apesar de já existir desde 2009 no Continente, o que penaliza fortemente os nossos alunos, em virtude do elevado custo dos transportes dentro da Madeira”.

 Diz o reitor que esta aplicação à Madeira do Passe Sub23 “é uma reivindicação antiga da AAUMa e dos nossos alunos, em geral, que tem merecido todo o apoio dos órgãos da Universidade, e foi, inclusivamente, inscrita no recente memorando de entendimento entre as Universidades da Madeira e dos Açores”.

 José do Carmo deixa ainda o seu apoio ao Governo Regional “no sentido de continuar a pugnar para que o Governo da República assuma os custos desta medida de âmbito nacional”.