Dia de Todos os Santos com missa esta tarde no cemitério de São Martinho

Hoje, 1 de Novembro, Dia de Todos dos Santos, tem lugar pelas 15 horas, no Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho, a Eucaristia presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional que deixou de o ser em 2013, mas o atual Governo da República retomou-o em 2016, por acordo com Santa Sé.

O Dia de Todos os Santos honra todos os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

A origem do dia remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e que ordenou que a data fosse celebrada a 1 de novembro.

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas.

Antes da visita ao cemitérios realizam-se missas nas paróquias. Depois da missa realiza-se uma procissão até ao cemitério.

No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. À noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

Agenda do bispo para os próximos dias

A agenda do Prelado Diocesano para os próximos dias é a seguinte:
5 de Novembro – 10h30 – Crismas na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, Funchal.
-8 de Novembro – Conselho Presbiteral, Cúria Diocesana.
-12 a 15 de Novembro – Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
-19 de Novembro -11h30 – Crismas na Paróquia da Assomada.
-26 de Novembro – Peregrinação a Cristo-Rei no Garajau.