UMa assinala Noite Europeia dos Investigadores no dia 29 deste mês

A Universidade da Madeira vai assinalar a Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de Setembro, com um conjunto de actividades científicas que almejam dar a conhecer ao público em geral a “investigação de excelência produzida na academia madeirense” e, sobretudo, os cientistas que a desenvolvem.
As actividades que compõem o evento designado por “UMa Investigação”, decorrerão a 29 de
Setembro, entre as 10 e as 19 horas, no Campus da Penteada, no Madeira Interactive Technologies Institute (no Madeira Tecnopólo), no Colégio dos Jesuítas, e no Bar Sete Mares (Funchal).
Num ambiente descontraído e informal, aberto ao público em geral, proporcionar-se-ão momentos de contacto directo entre os cientistas e o público participante, através de visitas guiadas aos laboratórios, demonstrações interactivas, quizzes, exposições, palestras, entre outros. Desta forma, pretende-se proporcionar aos novos estudantes um primeiro contacto com a ciência e o ambiente laboratorial e divulgar os projectos em curso nos diferentes campos de investigação. Pretende-se também desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, consciencializar os cidadãos para a importância que a Ciência representa para o desenvolvimento da sociedade, e, porventura, despertar vocações.
Todas as atividades são livres, mediante inscrição, através do endereço http://www.uma.pt/umainvestigacao
A Noite Europeia dos Investigadores foi lançada em 2005 pela Comissão Europeia, no âmbito das Acções Marie Curie. O objectivo desde então é celebrar a ciência e aproximar os investigadores dos cidadãos.