Oficinas de Oração e Vida começam hoje na Igreja de São Martinho: aprender a orar para reaprender a viver

Aprender a orar para reaprender a viver. É esta a proposta das Oficinas de Oração e Vida que hoje recomeçam, inspiradas no método de Frei Ignacio Larrañaga. 

Hoje, pelas 19h00, na Igreja de São Martinho, terá lugar a sessão de abertura de um grupo que, motivado pela Palavra de Deus, a quer transmitir de uma forma diferente e prática, que faz todo o sentido na vida dos oficinistas.

Outras paróquias promovem também este serviço voluntário dinamizado por guias que difundem todos os anos a mensagem do seu mentor, o sacerdote espanhol já falecido  Ignacio Larrañaga, que as lançou em mais de uma centena de países.

Ao longo de 15 sessões semanais, com a duração de duas horas, os participantes são convidados a redescobrir novas formas de orar com e para Jesus, assim como todo um programa de reencontro com a palavra viva que está na Bíblia, transportando-a para o dia a dia. Não se tratam de abstrações teológicas e muito menos de sessões de autoajuda. As Oficinas de Oração e Vida, como bem está definido na sua designação, são espaços de trabalho muito prático, com documentos orientados, de análise, interiorização e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo de uma forma metódica, por forma a levar o participante a saber orar e atuar à luz das premissas de Jesus. Compete a cada um, na sua caminhada quotidiana, assumir o compromisso de aplicar os ensinamentos recebidos nestes encontros semanais, residindo neste aspeto a chave da redescoberta para uma nova vida em comunhão com o maior dos amigos, Jesus.

Praticantes ou não do cristianismo poderão participar nestas reuniões que representam um serviço complementar que é prestado gratuitamente por guias formadas, tendo por espaço as salas disponibilizadas pelas respetivas paróquias.

O FN reproduz o calendário de abertura das Oficinas de Oração e Vida que está previsto para este ano.

Paróquia de São Martinho, dia 25 Setembro às 19.00h, segunda-feira
Rua da Conceição, 83, dia 26 Setembro às 14.30h , terça-feira
Paróquia Encarnação (E.C.L.), dia 02 Outubro, às 19.30h, segunda-feira
Paróquia Sta.Cecília (Convento S.Bernardino), dia 03 Outubro, às 19.30h, terça-feira
Paróquia do Caniço, 10 Outubro, 19.30h, terça-feira
Paróquia de Fátima, dia 11 Outubro, 19.30h , quarta-feira 
Paróquia de Água de Pena, 11 Outubro, 20.00h, quarta-feira
Paróquia da Nazaré, em dia e hora a anunciar.

Sobre o mentor destes encontros, o curriculum é vasto. Ignacio Larrañaga ordenou-se sacerdote em 1952. Vivendo na América do Sul, colaborou com a fundação do Centro de Estudos Franciscanos. Tendo começado a escrever aos 45 anos, o “Profeta da Oração”, é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experiência de Deus, apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estendeu por aproximadamente trinta anos. Em 1984, fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial difundido em mais de uma centena de países. Nos últimos anos, desenvolveu uma atividade evangelizadora específica, destinada a grandes massas, em teatros, ginásios e estádios. Escreveu 16 livros. Até 2007, pelo menos, residia em Santiago. Naquele ano, comemorou 55 anos de sacerdócio. Há mais de 30 anos que percorreu o mundo evangelizando e animando comunidades. É conhecido um dos autores de maior difusão na literatura religiosa e de auto-ajuda. Faleceu na madrugada do dia 28 de outubro de 2013 mas os ensinamentos deste homem, incondicionalmente apaixonado por Jesus, continuam a mudar vidas em todo o mundo.