O Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL), em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, dedica o dia de amanhã, 26 de setembro, à reflexão em torno das culturas contemporâneas, promovendo a cidade do Funchal como centro e ponto de encontro para a comunidade científica, para o debate e a produção de conhecimento sobre temas como natureza, território, urbanismo, turismo, criatividade e mobilidade.
Assim, amanhã, dia 26 de setembro, a partir das 18h, o Teatro Baltazar Dias acolhe um programa de iniciativas de âmbito científico e aberto ao público, que integra o lançamento da revista “Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas” online e o arranque do ciclo de cinco conversas “A cidade para além de Natureza/Artifício”, que antecede a realização, em novembro, do “III Colóquio Internacional INSULA. Para além de Natureza/Artifício” e da “Island Cities & Urban Archipelagos International Conference” (ICUA).
Esta primeira sessão do Pré-Colóquio INSULA contará com a participação dos seguintes convidados:
-Álvaro Domingues, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Duarte Santo, do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira; Universidade de Westminster; Filipe Santos, do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Direção Regional de Cultura, Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura); e Rui Campos Matos da Ordem dos Arquitetos – Delegação da Madeira, Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Apresentada no final de abril, a revista “TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas” é um novo projeto editorial desenvolvido em parceria pelo UMa-CIERL e a Câmara Municipal do Funchal.
A edição em formato digital da revista é lançada e estará disponível online a partir do dia 26 de setembro, tendo atualizações trimestrais.