Suicídio é tema de Jornadas de Prevenção que o SESARAM vai promover a 15 e 16 de Setembro

A Unidade de Psicologia do SESARAM promove as “Primeiras Jornadas de Prevenção do Suicídio”, nos dias 15 e 16 de Setembro.
A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS, assinalado no dia 10 de Setembro, refere uma nota.
O suicídio, entende o GR, constitui um grave problema de saúde pública, pelo que torna-se premente a concertação de diferentes perspectivas técnico-científicas para uma intervenção mais eficaz nesta matéria. Neste sentido, vários especialistas com competências nesta área são convidados a reunirem-se, no dia 15 de Setembro, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a fim de debater diversos temas de interesse relacionados com esta temática, com o principal objectivo de sensibilizar os profissionais e público em geral para a problemática do suicídio.
Paralelamente a esta actividade, realizar-se-ão, no dia 16 de Setembro, no Centro de Formação e Investigação do SESARAM, localizado no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça,  dois workshops: “Avaliação do Risco e Intervenção em Crise no Paciente Suicida”, dirigido aos Técnicos de Saúde, e “Efeito Papageno: A importância do papel do jornalista na prevenção do suicídio”, dirigido aos Jornalistas.
Estas jornadas destinam-se a técnicos de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros, entre outros) e parceiros sociais (serviços sociais, comunidade educativa, forças de segurança, entidades judiciais, comunicação social, entre outros).
O acesso às Jornadas e aos Workshops é livre, mediante inscrição no portal do SESARAM ou, em alternativa, nas instalações da Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça.