Candidato do PSD à Junta de Santa Cruz quer criar unidade de apoio local em Santa Cruz

Foto DR

A candidatura do PSD à Junta de Freguesia de Santa Cruz quer criar um projeto denominado ‘Unidade de Apoio Local’.

“Aceitámos o desafio de gerir a freguesia e o concelho com a consciência das dificuldades sócio-económicas que vivemos”, afirmou Manuel Vieira, candidato à presidência da Junta, numa conferência de imprensa realizada hoje no jardim em frente à igreja matriz.

A Unidade de Apoio Local (UAL) tem por objetivo a caracterização física e socieconómica da freguesia e das suas vulnerabilidades, assim como a elaboração de um plano de ação.

Deverá ser constituída por uma equipa multidisciplinar, “formada por elementos, cuja missão é o apoio social aos mais desprotegidos e de emergência social, bem como ações de carácter preventivo que permitam um maior e melhor bem-estar das famílias”.

Nesse sentido, deve dar “prioridade às pessoas idosas, com ou sem autonomia, que vivam em situação de solidão, isolamento ou insegurança, que necessitem de suporte de acompanhamento periódico ou outras situações de maior risco de perda de independência”.

Pretende-se com esta medida minimizar as consequências da pobreza extrema e criar as condições para a permanência das pessoas nas suas casas, servindo a UAL de ponte entre as pessoas mais necessitadas e os sistemas de apoios sociais e habitacionais e garantindo ajuda a quem mais precisa, nomeadamente com visitas periódicas aos idosos que vivem sós, com o fornecimento de refeições quentes e com a execução de pequenas obras de manutenção nas habitações.

Um trabalho que, segundo Manuel Vieira, irá reforçar as respostas de apoio social na freguesia, de forma permanente e não apenas “a dois meses das eleições”.