Concluída a entrega dos kits “Descubra a Madeira – Turismo na Escola”

Com a entrega do material às escolas dos concelhos de Porto Moniz, São Vicente, Calheta e Ponta do Sol, que teve lugar esta manhã, terminou a distribuição dos kits do projecto “Descubra a Madeira – Turismo na Escola”, uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, com a parceria da Secretaria Regional de Educação.

Estão abrangidos todos os alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico no total de 16.170 kits que foram distribuídos por 119 escolas da Região. Ontem foram entregues os últimos 1.561 kits, nos já referidos concelhos.

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que acompanhou todas as cerimónias de entrega realizadas ao longo dos últimos dias, destacou o interesse e abertura dos alunos, dos professores e das escolas em participar neste projecto e a colaboração da Secretaria da Educação em todo o processo. Referindo que este é um projecto que vai ter a duração de três anos, Eduardo Jesus sublinhou que o “Descubra a Madeira – Turismo na Escola” é o de dar, a cada um dos mais de 16 mil alunos envolvidos, a possibilidade de conhecer ainda melhor e sentir ainda mais intensamente a Região onde vivem, por forma a transmitir essa ligação a todos aqueles que nos visitam. “Acreditamos que esta geração vai fazer a diferença”, disse ainda.

É por isso que os kits lúdico-pedagógicos entregues são compostos não apenas por uma mochila e um estojo com lápis, canetas, e outro material, mas também de material promocional sobre a Região, um passaporte cultural que incentiva os jovens a visitar os museus da Região e ainda um livro para colorir onde se contam alguns episódios marcantes da história da Madeira e Porto Santo, refere uma nota de imprensa.

“Queremos que os alunos se divirtam e se envolvam e que as escolas dêem uma orientação na lógica da valorização do turismo”, disse Eduardo Jesus, desafiando os docentes e alunos à produção de conteúdos e trabalhos nesta área, que possam posteriormente ser expostos no Espaço Infoart da SRETC.

Os trabalhos realizados neste âmbito serão depois submetidos a um concurso em que os prémios serão atividades como passeios em autocarros turísticos, viagens de teleférico, passeios de barco, entre outros,

Marco Gomes, director regional da Educação, que acompanhou a entrega desta manhã, destacou a importância dos kits entregues, não apenas pelo material que contêm, mas sobretudo por aquilo que representam: “Ajudam a que reconheçamos aquilo que nós somos enquanto região turística e cultural, porque só quem conhece é que valoriza”, disse. O diretor regional reafirmou o empenho no desenvolvimento do projecto nos próximos três anos, com o desenvolvimento de mais materiais e outros desafios “para que efectivamente os nossos alunos possam a partir deste kit e no âmbito deste projecto, reflectir sobre o turismo e todos os assuntos com ele relacionado”. “Acreditamos que este projecto será uma mais-valia para as escolas da Região”, concluiu Marco Gomes.