Projetos “Todos Podem Ler” e “Teleaula – Aprender Sem Barreiras”

 

O auditório da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo acolhe amanhã,  às 14h30, no âmbito dos protocolos celebrados com a Fundação PT, uma cerimónia alusiva aos projectos “Todos Podem Ler” e “Teleaula – Aprender Sem Barreiras”.

A cerimónia contempla a entrega de equipamento informático considerado Tecnologias de Acessibilidade e Soluções PT, a apresentação da nova plataforma da Fundação PT, dedicada à Teleaula, assim como a entrega do respectivo equipamento informático (computadores portáteis, microfone e câmaras) e ainda a apresentação dos novos ebooks que integram a Publicação DRE: “eBooks-leitura Inclusiva”, refere uma informação da Secretaria Regional da Educação.

Nesta cerimónia será ainda entregue um kit de livros e conteúdos em formatos acessíveis, criado pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados da Direcção Regional de Educação, com o apoio da Associação dos Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira (AAPNEM), às quatro escolas da Região Autónoma da Madeir seleccionadas, nesta 3.ª fase, nomeadamente, a EB1/PE do Boliqueime, a EB1/PE do Covão, a EB1/PE do Galeão e a EB1/PE do Livramento.

A edição digital dos ebooks – leitura Inclusiva premeia os vencedores da edição de 2016 do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”. Será realizada uma sessão de autógrafos com as autoras de “A minha Vida e o Basquetebol” e “Uma Viagem de Sonho”.

Os ebooks incluem versões em áudio e/ou LGP e será também apresentada uma versão em Braille e relevo desta edição digital.

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, tem vindo a dinamizar diversas actividades nos estabelecimentos de ensino para estimular a leitura junto dos alunos de todos os níveis de ensino, promovendo, também, a leitura inclusiva, através da utilização de tecnologias de apoio e conteúdos adaptados às necessidades especiais evidenciadas (Projecto “Todos Podem Ler, criado em 2010).

Desde 2004, o Projecto “Teleaula – Aprender Sem Barreiras” é dinamizado junto dos estabelecimentos de ensino de alunos impossibilitados de frequentar a escola por motivos de saúde física ou psicológica.

Pretende-se, progressivamente, estender o projecto “Todos Podem Ler” a outros estabelecimentos de ensino, quer através de divulgação dos Kits, de acções de sensibilização e de formação, promovendo a criação de recursos em formatos acessíveis e a divulgação de tecnologias de apoio/ajudas técnicas existentes.

É de salientar que, até à presente data, 12 estabelecimentos de ensino já receberam o apoio da Fundação PT.

Pretende-se, igualmente, que no próximo ano lectivo, os estabelecimentos de ensino e os alunos utilizem a nova plataforma da Fundação PT para o ensino à distância – Teleaula.

Actualmente, na RAM, oito estabelecimentos de ensino integram o projecto.

A Publicação DRE eBooks – Leitura Inclusiva inclui agora 21 livros digitais que podem ser descarregados gratuitamente em multiplataforma.

Os ebooks incluem histórias originais e versões em áudio, LGP, símbolos pictográficos, multimédia e/ou leitura fácil.

A “colecção” atingiu os 10.800 downloads.

“O Lobo de cauda amarela – história em símbolos pictográficos” é o livro digital mais descarregado até ao momento, totalizando os 1.393 downloads.

Esta cerimónia contará com a presença do secretário regional de Educação, do director Regional de Educação, e da Diretora da Fundação PT, e dos directores dos estabelecimentos de educação e ensino, entre outros convidados.