Vitor Jesus e Cristina Nascimento campeões de Skyrunning no Tabua Vertical Kilometer®

No passado sábado, a Tabua recebeu o Campeonato Regional de Vertical Kilometer®, que consagrou os skyrunners Vitor Jesus (Clube de Montanha do Funchal) e Cristina Nascimento (ACD Jardim da Serra) com o título regional nesta disciplina da modalidade de Skyrunning, em que os participantes superam 1000 metros de desnível positivo em menos de 5km de extensão.

A organização do Clube Aventura da Madeira, em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal montou um percurso inédito, com 4km de extensão e 1000m de desnível positivo, ao longo de uma cumeada na margem direita da Ribeira da Tabua, tendo o itinerário parciais com fortes inclinações em trilhos ou terreno aberto de montanha, e pisos muito diversificados entre terra, rocha e vegetação. A partida situava-se a 430 metros de altitude no sítio da Ribeira da Tabua e a chegada a 1430m de altitude, nas proximidades do Paul da Serra, relembra um comunicado.

A prova decorreu durante a tarde, com céu nublado na parte inicial do percurso; o último quilómetro foi percorrido em denso nevoeiro. Os 67 skyrunners que se apresentaram à partida saíram de forma intervalada, com um minuto de diferença, sendo os vencedores apurados após todas as chegadas, que confirmaram o tempo de 41:31 de Vitor Jesus, como o melhor entre todos os participantes, tendo como mais directo concorrente o segundo lugar do Veterano 50, Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira) com 44:40, e na terceira posição José Vieira (CD Escola de Santana) com 47:57. Na competição feminina, Cristina Nascimento bateu a concorrência, com o excelente tempo de 52:36, deixando Cátia Fiqueli (Clube Aventura da Madeira) na segunda posição com o tempo de 1:00:21, e em terceiro Sara Rodrigues (ACD Jardim da Serra) com 1:02:03, posição conseguida com uma vantagem de apenas 12 segundos para a sua colega de equipa Susana Lourenço que fez 1:02:15.

Nos resultados por escalão, vitórias para Vitor Jesus e Cristina Nascimento em Seniores, Bruno Freitas (ACD Jardim da Serra) e Maria João Abreu (CDC Porto Moniz) em Veteranos 40, Leonardo Diogo em Veteranos 50 e Luís Mendonça (Clube Aventura da Madeira) em Veteranos 60. Nos escalões Jovens, grandes resultados alcançados por Gonçalo Luís nos juvenis, com o tempo de 48:35, primeiro lugar e o quarto tempo absoluto da prova, e nos Juniores, Francisco Luís fez o tempo de 49:15, o quinto tempo absoluto.

Em termos colectivos, venceu a equipa do Clube Aventura da Madeira, constituída por Leonardo Diogo, Vitor Marques e José Ribeiro nos masculinos e nos femininos o primeiro lugar foi para a equipa do ACD Jardim da Serra, com os resultados de Cristina Nascimento, Sara Rodrigues e Susana Lourenço.

O final do evento concentrou os participantes no centro da freguesia da Tabua para a distinção final dos campeões regionais da disciplina de Vertical Kilometer® entre os federados e vencedores por escalão, neste primeiro evento de Skyrunning que decorreu no concelho da Ribeira Brava.

O Tabua Vertical Kilometer® contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, Junta de Freguesia da Tabua, Viactiva, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Associação da Madeira de Desporto Para Todos e DRJD.