Trindade na Semana dos Clubes da ESJM: turismo de cidade está a ganhar maior protagonismo

Fotos Carlos Freira.

A XIX Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária de Jaime Moniz, subordinada ao tema “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” encerrou hoje entre o debate e divulgação dos talentos para a música e a dança por parte dos jovens.

António Trindade, diretor executivo do grupo hoteleiro Porto Bay, elucidou os estudantes sobre “Os contributos das empresas turísticas numa perspectiva de Turismo Sustentável”, numa palestra organizada pelo Clube “O Território-A Nossa Casa”.

Com larga experiência na hotelaria, António Trindade, fez uma retrospetiva histórica do setor na Madeira e deixou vários pontos de reflexão à comunidade escolar. Um deles prende-se com o facto de se assistir a hoje uma “deslocalização do turismo”. Neste sentido, cada vez mais as cidades têm um protagonismo maior na escolha dos turistas que passam a cultivar o hábito de ir o fim de semana à cidade “X” ou “Y”. Portanto, já não são apenas os destinos tradicionais de sol e mar que cativam o turista mas o gosto de passar um fim de semana em determinada cidade. Um fenómeno que Trindade atribui à democratização das acessibilidades, graças ao contributo das companhias aéreas de baixo custo, e à comunicação dita one-to-one (através da Net). O Grupo Porto Bay tem dois hotéis em Lisboa e lida com mais de uma centena de nacionalidades o que demonstra bem esta nova atratividade turística pela cidade.

Por outro lado, as lógicas de acesso a um destino mudaram. Já não é a agência de viagens ou a funcionária que está ao telefone do hotel a marcar a viagem mas é o próprio cliente a enviar uma mensagem pelo Facebook ou mail a pedir o quarto tal com determinadas características.

De resto, António Trindade, à frente de um grupo hoteleiro que emprega 650 pessoas, explicou os vários passos da dinâmica hoteleira e de captação do turismo mas salientou que quase tudo no setor se resume a isto: “Eu tenho de inspirar as pessoas a virem para a Madeira”. Tudo isto só é possível com “diferenciação, resiliência e conceito”.

Na parte da tarde, teve lugar a cerimónia de encerramento da XIX Semana das actividades extra-curriculares, com a habitual demonstração de talentos através do espetáculo “Vozes do Liceu”. Uma cerimónia que contou com a presença também do diretor regional de Educação, Marco Gomes.

O Grupo de Ginástica Rítmica e Acrobática Liceu promoveu também um espetáculo designado “Ginástica de Grupo”. Através de uma coreografia colorida, denominada “A Semente…para o Desenvolvimento Sustentrável”, a cargo de Fernanda Martins, o grupo transmitiu a ideia de que é “necessário dar o melhor de mim em prol de todos, na lógica da solidariedade, compreensão, tolerância, partilha, afetos… Palavras inspiradas também no Papa Francisco.

Com Arte, criatividade e muito talento, foi desta forma que os jovens encerraram a Semana dos Clubes, Grupos e Projetos, dinamizada  pela Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento  Curricular, com o contributo dos vários grupos disciplinares da ESJM.