JP contacta Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Machico

O presidente da Juventude Popular de Machico, Bruno Nóbrega, e da Juventude Popular da Madeira, Wilson Rodrigues, estiveram reunidos esta tarde com a presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Machico, Carla Antunes, com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido por esta Comissão.

Na opinião do dirigente concelhio, é importante sensibilizar a sociedade para a necessidade de denunciar as situações de maus tratos, abandono ou negligência. Ao ter conhecimento que uma criança ou jovem está exposta ao perigo, é crime não denunciar estas situações às entidades competentes.

Bruno Nóbrega destaca a importância do alargamento dos horários dos técnicos que trabalham nas CPCJ em regime parcial de modo a permitir um melhor acompanhamento das crianças e jovens sinalizadas e das suas famílias. O líder regional da JP Madeira, Wilson Rodrigues alerta ainda para a necessidade de reforçar o apoio técnico das CPCJ’s e salienta o papel da prevenção nesta área de actuação.

A CPCJ de Machico tem vindo a desenvolver um trabalho notório na salvaguarda do superior interesse das crianças e jovens do concelho. Só no ano passado, esta CPCJ tinha cerca de 228 processos activos onde se destaca a violência doméstica, o absentismo escolar e a negligência.