Grupo Teatral de São Gonçalo volta ao activo

O Grupo Teatral de São Gonçalo vai ser reactivado, anuncia o encenador Roberto Costa, no Dia Mundial do Teatro. “É com enorme satisfação que decidi voltar a reactivar o Grupo Teatral de São Gonçalo, após longa reflexão e apoio de parte de muitos que já passaram pelo Grupo. Decidi voltar a presidir a este Grupo Cénico do qual fui fundador em 1989”, refere uma nota assinada por este responsável.

Nada melhor que comemorar este Dia Mundial que se assinala há 55 anos, com o regresso ao activo de um grupo que foi uma mais-valia para o associativismo regional e nacional, e sobretudo na área da cultura e do social, com inúmeras actividades e trabalhos desenvolvidos, destaca.

“O Teatro vive um momento delicado, mas julgo com o aparecimento de cada vez mais grupos de Teatro, esta situação terá que ser melhorada, sobretudo pelas entidades públicas desta Região, que devem olhar para nós como “formadores” de pessoas e de público, sobretudo os grupos amadores que fazem teatro com amor”, refere.

A conjuntura económica que se vive determina, em muitos casos, senão em todos, a diminuição drástica dos apoios prestados pelos parceiros institucionais locais, tanto a nível financeiro, como a outros níveis, quiçá até mais importantes que o financeiro, nomeadamente espaços físicos para preparem os seus trabalhos e apresentá-los, opina.

“Acho que esta é a altura ideal para que os Grupos de Teatro da RAM, se unam e partilhem sinergias apoiando-se entre si, promovendo com mais eficácia a formação dos seus elementos, a produção de trabalhos e a dinamização da oferta cultural que podem proporcionar às populações. Da nossa parte estamos já a iniciar esse trabalho e a curto prazo serão divulgadas e apresentadas iniciativas”, promete.