João Mota e Carlos Avilez à conversa hoje no Teatro Baltazar Dias

Carlos Avilez.

No âmbito das comemorações do 129.º aniversário do Teatro Baltazar Dias, está prevista uma conversa informal moderada por Valentina Jesus com a presença de dois dos mais importantes homens do Teatro nacional, João Mota e Carlos Avilez.

A conversa terá como tema principal o Teatro e está marcada para hoje, às 16 horas, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Ambos têm uma vida dedicada ao teatro enquanto atores, encenadores e diretores do Teatro Nacional D. Maria II.

Carlos Avilez, fundador do Teatro Experimental de Cascais, é caracterizado por realizar espetáculos que rompem com o chamado Teatro convencional, imprimindo um cunho pessoal nas mesmas.

Carlos Avilez, ao longo de mais de 50 anos de carreira, tem defendido que o Teatro deve ser um instrumento que fortalece a ligação com os mais novos públicos e jovens criadores – e aos autores portugueses, dos mais clássicos aos mais contemporâneos.

João Mota.

Por outro lado, João Mota é fundador do Teatro Comuna e é considerado um dos mais importantes pedagogos teatrais, defendendo que a primeira aprendizagem da vida deveria ser artística. Considera que o Teatro tem como missão inquietar e alertar, possuindo um lado social, económico, político e cultural.