PTP quer audição parlamentar por “risco de desmoronamento do hospital dos Marmeleiros”

ptp

O PTP divulgou no sábado  uma proposta de audição parlamentar  ao secretário regional da Saúde, ao secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus e ao diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, sobre o risco de desmoronamento do Hospital dos Marmeleiros.

Aquele partido considera que a infraestrutura do Hospital dos Marmeleiros (construído durante a I Guerra Mundial) devido à sua antiguidade e falta de manutenção, há muito tempo que não reúne condições para receber e tratar os utentes do Serviço Regional de Saúde.

“A degradação e a insalubridade do prédio é bastante evidente”, refere o PTP, que alerta para o facto de o parque de estacionamento estar vedado ao público deste o aluvião do 20 de Fevereiro de 2010, altura em que o parque ficou danificado e, por sua vez, interdito, por risco de desmoronamento.

O PTP salienta também que o LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil, na altura, realizou um estudo à infraestrutura onde foram apuradas movimentações nos terrenos do aterro.

Nessa sequência, o Governo Regional de então, tomou a decisão de pedir ao Laboratório Nacional (LNEC) um segundo estudo. No qual foi reconfirmado, o risco de desmoronamento da infraestrutura do Hospital dos Marmeleiros, afirma o PTP, “conforme, foi divulgado em manchete pelo Diário de Notícias da Madeira, no dia 27 de Janeiro de 2017”.

O deputado do PSD, José Prada, no mês de Novembro de 2016, foi inquirido pela deputada do PTP, Raquel Coelho, no programa Parlamento da RTP Madeira sobre assunto em questão, alegando desconhecer a situação, mas garantindo que “o Governo Regional nunca iria pôr em risco uma vida que fosse”.

Na sessão plenária do dia 13 de Dezembro de 2016, o Secretário com a tutela das obras públicas, Sérgio Marques, acabou por admitir ter em sua posse dois pareceres, um do Laboratório Regional de Engenharia Civil e outro do Laboratório Nacional em que ambos apontavam para a necessidade de obras urgentes e que por essa razão no início de 2017 iriam ser realizadas obras no Hospital dos Marmeleiros lembra o PTP. No entanto, o Governo Regional nunca revelou o conteúdo do estudo à opinião pública, nem tão pouco foram iniciadas quaisquer obras de requalificação do edifício.

O PTP diz saber que na anterior legislatura, a direcção do SESARAM pretendia encerrar o Hospital dos Marmeleiros, alocando os cuidados de saúde prestados e os doentes para uma ala contemplada nas obras de ampliação do Hospital Dr. Nélio Mendonça. “Porém, o projecto foi abandonado pelo Governo de Miguel Albuquerque, com a promessa da construção do novo Hospital da Madeira, que até à data ainda não se concretizou”.