Jornadas Europeias do Património no Palácio de São Lourenço a 23 e 24 de Setembro

unnamed
Foto: Arquivo da Área Museológica do Palácio de São Lourenço

O Palácio de São Lourenço associa-se desde 1999 às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países na sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido um programa de atividades, subordinado a um tema comum. O programa português pode ser consultado em: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/jornadas-europeias-do-patrimonio-2016/

Este ano, o tema “Comunidades e Culturas” pretende aprofundar a relação entre o Património e as Comunidades, chamando a atenção para o papel que estas têm na gestão da sua própria herança cultural.

Este tema faz todo o sentido no Palácio de São Lourenço, que sendo uma residência oficial e não um museu, se abriu ao público em 1995, tendo procurado crescentemente envolver as comunidades na sua vivência cultural. As usuais atividades destinadas aos vários públicos podem ser preparadas pelos Serviços da Área Museológica, mas também e crescentemente propostas por iniciativas das comunidades, através das Escolas, Associações e diversas entidades públicas e privadas, partilhando o empenho em promover uma ampla acessibilidade cultural neste Monumento Nacional.

Integrado no ciclo “Olhares sobre o Palácio”, o tema “O Palácio das pessoas: dos visitantes ilustres às comunidades” será apresentado às 16h00 do dia 23 pela responsável pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço, Margarida Camacho, seguindo-se um debate aberto a todos os interessados sobre as formas de participação das comunidades na vivência museológica deste Palácio.

Segue-se, às 17h00, um recital de bandolim e cravo com entrada livre em que actuarão Norberto Cruz e Giancarlo Mongelli, professores do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº. Luís Peter Clode, que assim se associa à comemoração das Jornadas Europeias do Património.

Haverá visitas livres ao Palácio e jardins, às 10h00 e às 15h00. No sábado 24, às 11h00, haverá uma visita orientada com marcação prévia (tel. 291202530; e-mail: gabrr.palacio@gmail.com).