Festa do Bom Despacho no Campanário com tradição das açucenas

despacho
Fotos DR.

A tradição vai voltar a ser uma realidade na freguesia do Campanário com a realização do cortejo das açucenas que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 23 de setembro, integrado na preparação da festa de Nossa Senhora do Bom Despacho que se celebra sempre  no último domingo de Setembro na capela com aquela devoção, situada na paróquia do Campanário.
Aquele pequeno templo é a segunda capela mais antiga da freguesia do Campanário, tendo sido fundada em 1672, e restaurada em 1762. Em 2007 foi classificada como monumento de interesse público.
As celebrações em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, iniciam-se com o cortejo das açucenas, que se realiza na madrugada e manhã de sexta-feira.
Nesse dia um numeroso grupo de pessoas reúne-se junto à capela donde partem em direção às serras da Quinta Grande para apanhar as açucenas que servirão para ornamentar o interior e exterior daquele templo.
O cortejo é animado com canções típicas, sendo as flores transportadas às costas, na sua maioria, dando uma beleza ímpar a toda a estrada da Vera Cruz até à capela, onde chegam cerca das 13 horas.
A participação de pessoas das mais diversas idades, entre elas crianças das escolas do Campanário, faz com aquela tradição se mantenha ao longo dos anos sendo vivida sempre com muita alegria.
No domingo  às 15 horas será celebrada a missa da festa seguida de procissão e no sábado ás 20 horas terá lugar a missa da vigília
Haverá muita animação no próximo fim de semana naquela festa com atuações de diversos grupos e artistas individuais sendo um arraial em que participa um elevado número de pessoas, entre elas muitos emigrantes em especial da Venezuela.
A devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho iniciou-se em Portugal no século XVII, em Cervães (1644), em Maia (1670) e no Campanário (1672).