Uma visita diferente pela Madeira

Visita-Geologica-Madeira

Luís Antunes

O Arquipélago da Madeira encanta todos os visitantes, não só pela beleza das levadas, praias e da floresta Laurissilva mas também pela diversidade e beleza dos “monumentos” geológicos distribuídos por todo o arquipélago. E esta é uma história que começou à quase 28 milhões de anos, com o “nascimento” das Ilhas das Selvagens. Esta visita geológica ao arquipélago da Madeira é composta pela Carta Geológica Simplificada da Madeira à Escala 1:80.000 e por locais de interesse geológicos (Geossítios), obtidos da Visita Geológica ao Arquipélago da Madeira da DRCIE e a partir das descrição das Ilhas Desertas e Selvagens do Parque Natural da Madeira. Acrescentei ainda os limites administrativas, por concelho, com o resultado de todos dos censos demográficos realizados na Madeira (desde 1864 a até ao último realizado em 2011) de modo a poder identificar os geossítios de cada um dos concelhos.

Neste regresso às aulas, o desafio que vos deixo no sítio de Internet “Mapas na Sala de Aula” (www.mapasnasaladeaula.org) é a possibilidade de navegar pelos Geossítios das 4 ilhas através do seu browser de Internet ou no Google Earth e, posteriormente, levar estes mapas para a rua nas palmas das vossas mãos, munidos de equipamentos móveis como os smartphones e tablets. Assim, chega facilmente ao local, identifica os diversos geossítios e pode partilhar esses locais com os seus alunos e amigos. Para tal, basta ter a conta Google iniciada, selecionar o símbolo com a estrela, ao lado do título do mapa (“marcar este mapa com uma estrela para ver o mapa no Google Maps”) e passa a poder consultá-lo na sua APP do Google Maps ou site, desde que tenha a mesma sessão de Google aberta. Pode consultar este mapa da Visita Geológica no site do projeto clicando neste link ou descarregar o mapa em formato KML para poder navegar através do software Google Earth. Veja como neste video do canal do Youtube do projeto.

Tal como refiro na página da visita geológica, este trabalho de mapeamento de Geossítios pode ser melhorada com os vossos contributos. Assim, se conhecer algum geossítio de interesse, e tenha uma descrição e fotografia, se assim o entender, pode partilhá-lo e colaborar com o projeto. Pode contactar-me através deste link.

Se quiser aprender a criar os seus próprios mapas nas ferramentas da Google, o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) está a promover a formação “Google Earth na Sala de Aula”. Esta formação está vocacionada para professores de todos os agrupamentos e realiza-se na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, com início a 10 de Setembro. Mais informações e inscrições em: http://www.sipemadeira.pt/index.php/formacoes?view=course&id=78

Acompanhe as novidades do projeto:
– fazendo “Gosto” na página do Facebook do livro: http://goo.gl/7WlyAf
– através do canal do YouTube com os restantes recursos existentes: http://goo.gl/gUZTOi
– através do site www.mapasnasaladeaula.org