Primeiro Cortejo do Vinho desce à cidade no próximo domingo

cortejo do Vinho festaDepois da abertura oficial de toda a animação alusiva à Festa do Vinho Madeira, eis que as atenções se concentram agora no próximo domingo, 4 de setembro, dia em que a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses recebe o primeiro Cortejo Histórico e Etnográfico do Vinho.

Trata-se de uma das grandes novidades deste cartaz organizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo.

O desfile, que sai pelas 16.00 horas da Praça da Autonomia e termina na Praça do Mar, conta com a participação de mais de 500 figurantes, distribuídos por cinco carros alegóricos.

Trajados a rigor e com um guarda-roupa adaptado a cada uma das épocas, os participantes prometem retratar a história deste celebre néctar dos deuses, desde as primeiras castas de Malvasia e Terrantez que chegaram à Madeira, homenageando o navegador Gonçalves Zarco, até aos nossos dias, sem esquecer a importante alusão à componente sócio-cultural (os borracheiros, os boieiros, os agricultores, as carroças de transporte de pipas, a vindima e a pisa da uva, etc). A burguesia do século XIX, assim como a reconstituição das cenas em que o Vinho Madeira foi protagonista, quer através de William Shakespeare, quer no famoso brinde em torno da independência dos Estados Unidos da América, serão também retratadas.

vindima1

Um momento de celebração que se espera participado, tanto por turistas quanto por residentes.

Placa Central e Praça do Povo

Esta é outra das novidades deste cartaz. A fim de valorizar esta Festa, foram criadas duas centralidades: a Placa Central da Avenida Arriaga – dedicada à história do vinho da Madeira e a toda a encenação decorativa – e a Praça do Povo – onde se concentra a grande animação, através do Projeto “Wine Village”, que agrega várias áreas, desde as provas de vinho e de gastronomia, nas típicas casinhas dos produtores de Vinho, os espetáculos musicais e as encenações teatrais alusivas a vários episódios da história deste produto.

Nas quintas, sextas e sábados, durante as duas semanas da Festa do Vinho Madeira, será oferecida a possibilidade de degustar um menu especial, confecionados ao vivo por Chefs de renome, onde serão combinados e harmonizados Vinhos de produção Regional com gastronomia local.