Aluna de Santana ajuda Portugal a trazer do Vietname a medalha de bronze nas Olimpíadas da Biologia

nicole viveiros alunosPelo segundo ano consecutivo a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, esteve representada na mais prestigiada competição anual de Biologia para estudantes do ensino secundário -as Olimpíadas Internacionais de Biologia.

Depois de passar por duas eliminatórias, realizadas na escola, a aluna Nicole Ferreira Viveiros da turma 2 do 12º ano foi selecionada para ir à final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, onde, graças à sua persistência, empenho e gosto pelo conhecimento científico, conseguiu um excelente desempenho, tendo alcançado a 1.ª posição relativa ao 12º ano a nível nacional.

Estes resultados foram divulgados durante a cerimónia de entrega de prémios que se realizou no dia 28 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Nesta cerimónia esteve presente a Nicole acompanhada por duas professoras de Biologia da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral e a Vereadora da Câmara Municipal de Santana com o pelouro da Educação.

nicole viveiros alunos escolaCom esta conquista, a Nicole foi selecionada para integrar a equipa de 4 alunos que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia em Hanói, Vietname, entre os dias 17 e 24 de julho.

Previamente, com o intuito de se preparar para a competição, frequentou duas semanas de treinos em Lisboa entre o dia 27 de junho e o dia 8 de julho, durante as quais teve formação em vários estabelecimentos, tais como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e até mesmo o Jardim Zoológico.

nicole viveirosAo nível internacional, no Vietname, participaram 65 países representados por, aproximadamente, 250 alunos que realizaram 4 provas práticas, de 90 minutos cada, e 2 provas teóricas, de 3 horas cada.

Os alunos foram acompanhados por cerca de 200 professores (delegados), responsáveis por traduzir as provas para o idioma de cada país.

A aluna Nicole Viveiros deu o seu contributo para uma boa prestação coletiva portuguesa, já que no final da semana a equipa voltou a colocar Portugal na lista de medalhados, conquistando uma medalha de bronze.

A escola agradece à Câmara Municipal de Santana por ter financiado as viagens aéreas à Nicole Viveiros, entre a Madeira e o Continente, ao longo de todas as etapas que assim o exigiram.