/LC/
41 eventos, envolvendo cerca de 3 500 alunos, prometem animar o Funchal entre os dias 13 e 21 de junho.
A Semana Regional das Artes foi apresentada na manhã desta quinta-feira (9 de junho), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da RAM (ALRAM) conforme o FN já noticiou. No evento marcaram presence Tranquada Gomes, Presidente da ALRAM, Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, e Carlos Gonçalves, Diretor de Serviços da DSEAM.
Tranquada Gomes relevou a circunstância deste evento estar este ano associado à celebração dos 40 anos de Autonomia. «Esta Semana das Artes permite que se celebre os 40 Anos da nossa Autonomia com a alegria e a criatividade de que só os jovens são capazes, e constitui um exemplo do que se pode fazer, de diferente e para melhor, no campo da educação artística e musical», perspetivou.
Jorge Carvalho pautou a sua intervenção pelo mesmo diapasão. «Era uma exigência que a Cultura e a Educação se juntassem à Autonomia. Esta trilogia, fornece-nos instrumentos para compreendermos as nossas raízes, os traços essenciais da vida madeirense, e dá forma à nossa esperança no futuro», afiançou. O Secretário Regional de Educação considerou ainda que «a Cultura permite que sejamos nós próprios, a Educação possibilita sabermos ser nós próprios e a Autonomia permite podermos ser nós próprios»
Por fim, Jorge CArvalho desafiou os encarregados de educação a marcar presença na “Semana”. «Procurem acompanhar as diversas performances, pois este é o momento de estarem mais perto dos vossos educandos».
Um dos destaques da conferência de imprensa foi a apresentação, através do Coro da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, do Hino dos 40 anos de Autonomia – “Celebrando a Autonomia”.
Na edição 2016 da Semana Regional das Artes, que decorrerá entre os dias 13 e 21 de junho, realizar-se-ão 41 eventos, entre espetáculos, exposições, sessões de animação e concertos, em seis palcos diferentes, envolvendo cerca de 3 500 alunos.
Realce para a Exposição Regional de Expressão Plástica, com a participação de 116 escolas e instituições, para o Concurso de Expressão e Educação Plástica (a nível nacional), em exposição no Museu Casa da Luz, com 1 717 trabalhos recebidos da Madeira, de São Miguel (Açores), Viana do Castelo, Évora, Lisboa, Viseu e Faro, e para a Exposição de 3.600 postais pintados por crianças das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Para além do “crescimento” de uma semana para 10 dias, outras novidades desta edição são a participação de grupos do Conservatório, o passatempo “A minha selfie” (com o apoio da NOS Madeira), e a realização do V Festival da Canção Juvenil da Madeira “A Voz D’Amanhã”.