Museu Quinta das Cruzes, Universo de Memórias e Mudas assinalam amanhã a Noite Europeia dos Museus

MUSEU QUINTA CRUZES4

**Noite Europeia dos Museus assinalada no Funchal e na Calheta.

Os espaços museológicos tutelados pela Região, nomeadamente o Museu Quinta das Cruzes, o MUDAS e o Universo de Memória, associam-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada pelo Ministério Francês da Cultura e Comunicação, e que se celebra amanhã. Num horário de funcionamento pouco habitual, e com entradas gratuitas, estão previstas várias atividades em cada um dos três espaços.

O programa mais intenso decorrerá na Casa-Museu Quinta das Cruzes, espaço que já tem muita experiência nestas comemorações, e que vai assinalar com diversas atividades esta 12ª edição da Noite Europeia dos Museus. Assim, o Museu Quinta das Cruzes, após o horário normal de funcionamento daquele espaço, reabre das 19 às 24 horas de sábado, com entradas gratuitas.
Entre as 19 e as 20 horas terá lugar uma visita guiada às coleções do Museu (os interessados deverão realizar a sua pré-inscrição por telefone – 291 740 670 – ou por email – mqc.drc.sretc@gov-madeira.pt).
Pelas 20 horas ouvir-se-á tocar o Orquestrofone, o instrumento musical mecânico datado de 1900 que está exposto em estrutura própria nos jardins do Museu.
Ainda nos jardins daquele espaço, entre as 20h30 e as 21h20, haverá um concerto pela “Black & White Dixieland Jazz Band”, banda composta por José António Sousa (Clarinete); Duarte Basílio (Sax-Tenor); Aquilino Silva (Cornetim e Líder); Miguel Camacho (Trombone e relações públicas); Hélder Pereira (Tuba); Avelino Abreu (Banjo); Duarte Nuno (Piano); Énio Jardim (Bateria) e que vai tocar um repertório de dixieland ou jazz tradicional.
Entre as 21h30 e as 22 horas realizar-se-ão quatro visitas temáticas, com a duração de 30 minutos e em simultâneo, que visam a exploração das coleções do museu referentes a Pintura, Mobiliário, Ourivesaria e Escultura.
Também a partir das 21h30 e direcionada para o público mais jovem, tem lugar a visita guiada “As Paisagens Contam Histórias”, atividade lúdico-pedagógica para a exploração dos elementos arquitetónicos, paisagísticos e etnográficos da paisagem insular representados nas coleções e análise da evolução / transformação da paisagem cultural ao longo dos séculos e sua importância na identificação e memória do lugar.
A música voltará a se ouvir, entre as 22 e as 22h45, na sala de exposições temporárias com o grupo musical MedioAtlântico (Carla Isabel Moniz – Soprano – , Vítor Sardinha  – Viola de cinco ordens – ,  Sandra Sá – Violino -, Jaime Dias  – Violoncelo –  e Lino Rodrigues  – Flauta transversal e Flauta Barroca) que vão apresentar um concerto de “Modinhas Luso-Brasileiras”.
Finalmente, e para terminar esta celebração noturna, às 23 horas terá lugar mais uma visita guiada às coleções do museu, dirigida ao público em geral.

Outro espaço a comemorar esta efeméride, será o Universo de Memórias João Carlos Abreu que estará aberto das 18 às 24 horas de sábado, com visitas guiadas de 15 em 15 minutos. A partir das 20h30, serão promovidas conversas com João Carlos Abreu sob o tema “Viagens, Coleções e Doação”.

O MUDAS, Museu de Arte Contemporânea da Madeira também estará este ano aberto na Noite Europeia dos Museus. As portas daquele espaço abrem às 10 horas de sábado e encerram às 23 horas, ininterruptamente.
O grande momento da noite acontece pelas 20 horas nas salas do museu com a atuação do dueto de saxofonistas saxINDUO (Ana Irene Rodrigues e Nobélia Fernandes).
Refira-se ainda que o restaurante/cafetaria do MUDAS estará aberto no mesmo horário com menu especial.