Câmara de Lobos reúne comissão municipal de protecção civil

lobos2
Fotos DR

O Município de Câmara de Lobos, no âmbito da atividade de proteção civil, realiza hoje, dia 19 de abril, a reunião ordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC-CL), referente ao primeiro trimestre do corrente ano, iniciativa que terá lugar no quartel da AHBVCL – Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, pelas 15:00, estando previsto a prestação de declarações à comunicação social pelas 16:00 no mesmo local.

O encontro será presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, autoridade com competência em matéria de proteção civil de âmbito territorial municipal, constando da ordem de trabalhos a análise e aprovação do Plano Municipal de Proteção Civil (PMPC).

A preparação do PMPC foi iniciada em maio de 2015, iniciativa integrada no âmbito de uma candidatura promovida pela AMRAM ao programa INTERVIR+.

No decurso da preparação do PMPC, foram realizados dois exercícios de simulação de situações de emergência para testar os meios operacionais da Comissão Municipal de Proteção Civil, designadamente os exercícios “Câmara de Lobos 10/2015 – CPX” e o “CAMARADELOBOS11/ 2015 – LivEx”.

A 13 de janeiro do corrente ano foi iniciado o procedimento de consulta pública das componentes não reservadas do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Câmara de Lobos, tendo a autarquia realizado um fórum participativo, enquadrado na política de participação pública da ‘Agenda 21 Local: Realizar o Futuro’, envolvendo os principais agentes e stakeholders locais e regionais, por forma a contribuírem com sugestões de melhoria do instrumento de planeamento e gestão de emergências do município.

A CMPC-CL é um órgão consultivo e de coordenação de âmbito territorial municipal, instalado a 28 de abril de 2015, onde tomam assento os representantes de entidades, organismos e agentes de proteção civil que intervêm nas atividades de proteção civil do município.

No âmbito das suas atribuições e competências, importa referir que, no decurso da implementação da nova estrutura orgânica municipal em agosto de 2015, foi criado formalmente o Serviço Municipal de Proteção Civil de Câmara de Lobos, responsável por coordenar operacionalmente as operações de proteção civil municipal, de acordo com as diretrizes da Comissão Municipal.

Atualmente, através do SMPC, a autarquia de Câmara de Lobos tem vindo a fomentar o desenvolvimento e/ou adequação de um conjunto de ações com vista à implementação e/ou promoção de uma política de gestão urbanística e de planeamento de emergência integrada, bem como a realização de estudos técnico-científicos com vista à classificação das áreas, relativamente ao seu grau de risco, bem como à identificação dos fatores de risco inerentes aos mesmos.

As reuniões da CMPC têm uma periodicidade semestral e tem como objetivo para abordar temas relacionados com a atividade de proteção civil municipal, tendo como sede o quartel dos Bombeiros da AHBVCL.