Clube madeirense campeão nacional de Karaté

karate

No passado dia 9 de Abril decorreu no pavilhão Mário Mexia, em Coimbra, o 20º Campeonato Nacional de Clubes de Karaté. Um evento no qual participaram 136 equipas (Kata e Kumite) de um total de 29 associações e 66 clubes de todo o país, num total de 584 atletas.

A Região Autónoma da Madeira, fez-se representar por três equipas, uma na vertente de kata (demonstração técnica) de Cadetes/Juniores da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António e duas na vertente de kumite (combate) do Clube Karate Caniço.

A equipa de kata da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António, composta pelos atletas João Casimiro, André Pestana e Henrique Ferreira (Clube Karate Caniço), sagrou-se Campeã Nacional, chegando à final com duas vitórias por 5-0 e 4-1. Na final derrotou a equipa adversária 5-0, mostrando o seu elevado nível competitivo.

Na vertente de Kumite, a equipa de cadetes/juniores do Clube Karate Caniço, constituída pelos atletas Ricardo Viveiros, David Moreira Teodoro Henriques (Clube Naval do Funchal) não foi além da primeira eliminatória, perdendo por 3-0 contra a equipa vice-campeã nacional Clube Karate da Maia.

A equipa de juvenis também do Clube Karate Caniço, formada pelos atletas Mateus Abreu, João Castro e Francisco Câmara chegou à segunda eliminatória; no entanto, acabaram por ser eliminados, apesar de ser por desvantagem pontual contra a equipa de karaté de Penacova.

A dirigir a comitiva, esteve o Presidente da Associação de Karaté da Região Autónoma da Madeira, Samuel Chícharo, e os treinadores Rafael Jardim, da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António e Liliana Félix do Clube Karaté Caniço.

O presidente da Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira, vem, pois, manifestar publicamente o seu contentamento pela evolução do karaté regional a todos os níveis, sendo que o resultado do esforço e dedicação dos atletas, treinadores e dirigentes começa a dar os seus frutos, considera. Endereça ainda os parabéns ao clube Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António, que tem evoluído muito em termos qualitativos na vertente de Kata, através do seu treinador Rafael Jardim.

Este título de Campeão Nacional de Kata foi o primeiro na história da modalidade para a RAM, o que “demonstra o bom trabalho que se desenvolve no Karaté na Região”.