Espantalhos à mostra nos Prazeres

carlos teles calhetaA IV Mostra de Espantalhos foi inaugurada esta manhã, na Quinta Pedagógica dos Prazeres. A cerimónia contou com a presença de vários convidados e populares, entre eles o presidente da Câmara Municipal da Calheta.

Trata-se uma  iniciativa promovida pela Quinta Pedagógica dos Prazeres, em  parceria com a Câmara Municipal da Calheta e a Delegação Escolar do concelho.

espantalhos quinta dos prazeres

Participam 28 trabalhos concebidos por alunos, idosos e população em geral.

A iniciativa tem atraído cada vez mais participantes, envolvendo a comunidade escolar, os utentes dos centros sociais e particulares, que recorrem à criatividade para a produção dos espantalhos com materiais recicláveis e reutilizável, cumprindo assim um dos principais objetivos da organização.

Ao longo do dia, centenas de visitantes deslocaram-se aos Prazeres para ver os espantalhos que podem ser encontrados nos terreiros ao longo do ano.

espantalhos quinta dos prazeres

Os espantalhos têm a função de proteger as produções agrícolas pela altura das sementeiras, que coincide com a atual época do ano.
Os agricultores da ilha da Madeira recorriam a este tipo de solução para garantirem o sucesso da produção, uma prática fundamental em muitas zonas rurais da Madeira, em termos culturais e ecológicos.