Projecto ‘Brincadores de Sonhos’ em Câmara de Lobos

projecto brincadores de sonhos

Na sequência da implementação do programa “Brincadores de Sonhos”, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, e a Vice-presidente, Sónia Pereira, com o pelouro da educação, visitaram esta manhã as escolas do município para efectuar a entrega da obra «Brincadores de Sonhos», entregue aos cerca de 500 alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico.

 O programa Brincadores de Sonhos é um projeto pioneiro na região e visa promover nas crianças as competências, as emoções e os valores dos empreendedores, esclarece a autarquia. Na visita efectuada, o edil referiu que a importância do empreendedorismo é notória na sociedade actual e ressalvou a importância de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. Na ocasião foi lançado o desafio à comunidade educativa e alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico para que se empenhem na implementação do programa.

A iniciativa insere-se no Projeto Empreende 6-12 anos — Educar para o Empreendedorismo e Cidadania, que se compõe de três partes: o livro Brincadores de Sonhos, destinado a crianças e jovens entre os seis e os doze anos; o livro Brincadores de Sonhos — Roteiro para Docentes e Formadores, destinado aos facilitadores do Programa quando aplicado em contexto de equipa; e a acção de formação Pedagogia Empreendedora, que visa a aquisição da metodologia pedagógica necessária para a implementação deste programa, com a duração de 25 horas de formação presencial, esta última que decorreu na semana passada e marcou o arranque do projecto.

A vice-presidente, Sónia Pereira, destacou que este projecto terá continuidade nos anos letivos subsequentes, envolvendo sempre os alunos do 4.º ano do ensino básico. Por outro lado, acrescentou que estão já programadas novas acções de formação de follow up para os docentes por forma a garantir o sucesso na implementação do projecto.