
Treze formandos finalistas do Curso Profissional de Instrumentista, do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode, encontram-se na Finlândia e na Estónia, desde o passado dia 2 de fevereiro, a participar no projeto “Music Without Frontiers”, do Programa ERASMUS+.
No âmbito deste projeto, os parceiros têm como responsabilidade proporcionar aos formandos um período de formação/estágio de quase quatro semanas, com vista ao desenvolvimento de conhecimentos e competências, fundamentais para o seu currículo formativo.
Neste âmbito, os formandos estão a ter a possibilidade de frequentar aulas individuais, com vista a aprender novos métodos de trabalho, de participar ativamente nas aulas de música de câmara e de orquestra, de aprender um novo repertório, de atuar em concertos abertos ao público em geral e de assistir a concertos.
O programa proporciona ainda a oportunidade de os formandos conhecerem a cultura do País/Cidade de acolhimento, aprendendo algumas noções básicas da língua e visitar locais de interesse. Melhorar o domínio da língua inglesa, utilizada nas aulas, constitui também uma oferta complementar.
Os jovens terão a possibilidade de participar no Concerto de Encerramento com a Orquestra do Conservatório de acolhimento.
Os treze jovens a realizar o ERASMUS+ até 27 de fevereiro são:
* Lahti Conservatory – Finlândia
Contrabaixo: Gonçalo Nuno Moura Abreu
Tuba: José Miguel Batista Canada
Piano: Alexandre Freitas Gouveia
Percussão: Jani Soraia Rodrigues Silva
Trompa: Cláudia Cristina Gonçalves
Viola d´Arco: Francisco João Caldeira Braz
* Joensuu Konservatorio – Finlândia
Tuba: João José Nóbrega Freitas
Saxofone: Carolina Mariana Timóteo da Paixão
Bandolim: Diogo José Nascimento Gomes
Viola d´Arco: José Rodrigo Teixeira de Freitas
* Georg Otsa nimeline Tallinna Muusikakool – Estónia
Piano: Laura Nunes Sousa
Oboé: Sofia Catarina Fernandes Dias dos Santos
Piano: Alina Taraban