Retiro dos Amigos da Irmã Wilson para refletir na mensagem do Papa sobre a Quaresma

wilson certa 2 A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias/Província do Coração de Maria comemora neste ano jubilar o I centenário da morte da Venerável Irmã Mary Wilson, com um lema de fundo: “100 anos de Misericórdia e Itinerância”.

Por isso, quando o papa Francisco apela a uma Igreja em saída para as periferias da sociedade, no acolhimento contínuo do outro, a Irmã Mary Jane Wilson é um exemplo paradigmático cujos ensinamentos, inspirados na matriz do Evangelho, urge atualizar e replicar nos tempos tão conturbados de hoje.

Recorde-se que, a Irmã Wilson fundou a Congregação na Ilha da Madeira a 15 de janeiro de 1884 e faleceu a 16 de outubro de 1916. Um exemplo de inspiração e de conversão para muitos cristãos também na Madeira.

Segundo informações prestadas ao FN pela Irmã Dulce Pinto, um dos atos comemorativos deste centenário está já agendado e consiste no Retiro dos Amigos da Irmã Wilson, Associados, na Capela da Pereira, mais conhecido por Escola Arendrup , no Santo da Serra, no dia 28 deste mês.

wilson escultura
Peça escultórica da autoria do artista Luís Paixão, no centro de Santa Cruz.

Esta iniciativa terá início pelas 09h00 e o encerramento acontecerá pelas 17h00. Como tema de fundo, a “Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2016”.

O programa está já a ser divulgado e integra momentos diversos de acolhimento, oração/adoração, reflexão sobre a Mensagem do Papa para a Quaresma de 2016, momento de reflexão pessoal, almoço, via sacra, Eucaristia,  lanche, compromisso e avaliação.

O almoço será oferecido pela Comunidade dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Oração e em rede

Outro acontecimento calendarizado para o dia 3 de março assenta num Momento de Oração, a ter lugar na Igreja do Convento de S. Bernardino, em Câmara de Lobos, pelas 19h30, orientado pela Comunidade das Irmãs do Colégio de Santa Teresinha. Este convite é extensivo a todas as pessoas adultas e jovens das diversas paróquias do Arciprestado de Câmara de Lobos e  para os  Benfeitores, Professores e Amigos da Irmã Wilson.

A 5 de março, outro evento em agenda, denominado “Em rede com a Irmã Wilson”. Trata-se de “um convite a todas as pessoas que se queiram associar a este nosso peregrinar”, explicam as Irmãs. Outros eventos se sucederão mas serão oportunamente divulgados.

Segundo dados feitos chegar ao FN pela Irmã Dulce Pinto, que constam no respetivo site da Congregação, http://www.ipcm.info, esta organização fiel aos ensinamentos da Irmã Mary Jane Wilson “é Franciscana e missionária desde a origem, tem o Evangelho como norma suprema de vida e procura viver em atitude de constante conversão e fidelidade à Igreja”. Pode ainda ler-se no site da Congregação das Irmãos Franciscanas  de Nossa Senhora das Vitórias:

“Totalmente comprometidas com Cristo, continuamos na terra o Seu estilo de vida, mediante os conselhos evangélicos, e vida fraterna em Comunitária.

A caridade, vínculo da perfeição, constitui o fundamento do nosso viver, que se exprime nalguns traços característicos, vividos em grau eminente pela nossa Fundadora e que definem a nossa espiritualidade:

-Abandono filial a Deus Pai.

– Adesão amorosa à Sua vontade.

– União a Jesus Cristo.

– Docilidade ao Espírito Santo.

– Profunda vivência Eucarística e da Sua Palavra, fonte primeira e constante da nossa vida consagrada e do zelo apostólico,

– Especial devoção à Virgem Maria, Mãe da Igreja a quem invocamos sob o título de N. S. das Vitórias.

– Adesão à Igreja, obediência às disposições do Papa e dos Bispos no que se refere ao apostolado e à inserção nas Igrejas locais..

-Espírito e ambiente franciscano.

– Espírito ecuménico, aberto a todos os povos e culturas; sensibilidade ao mais urgente, oportuno e eficaz em cada tempo e lugar com especial preferência pelos pobres.

O Carisma suscitado pelo Espírito Santo em nossa Fundadora e por nós herdado, leva-nos a unir o serviço da caridade ao anúncio do Evangelho, com vista à promoção humana e espiritual dos homens, especialmente dos pobres, sejam-no eles de pão ou de cultura, de amor ou de saúde de justiça, de fé ou de esperança.

Com este espírito e com esta finalidade nasceu esta Congregação na Ilha da Madeira – Portugal. Pela força do Espírito Santo a pequena fundação foi-se desenvolvendo com duras provas e hoje encontra-se em 4 Continentes: Europa, América, África e Ásia. Em 11 Países: Portugal, Itália, Londres, Brasil, Índia, Timor, Angola, Moçambique, Congo, Alemanha e Filipinas.

Temos uma família alargada, que é a Associação dos Amigos da Irmã Wilson; Associação que vive o nosso Carisma e espiritualidade e colabora connosco na missão da Igreja de acordo com as necessidades pastorais, cristãs e humanitárias em localidade”.