João Alix venceu Champion Challenge no Porto Santo

foto: Mário Silva
foto: Mário Silva

O público aderiu, mais uma vez, em número significativo a um evento automobilístico no Porto Santo, concentrando-se no Kartódromo do Porto Santo para presenciar, durante dois dias, a evolução de 27 viaturas que disputaram o “Champion Challenge – TV Ilhas”, a 4ª e última prova de um circuito, que tem movimentado o Porto Santo, ajudando a sua economia, numa altura em que o movimento é muito menor na ilha.

Segundo a organização, a competição esteve ao rubro durante as quatro etapas que constituíram esta prova, uma vez que os concorrentes, principalmente entre os dez primeiros, estiveram com prestações muito equilibradas, mantendo a incerteza quanto ao vencedor final, não só desta prova, mas também do Campeonato, pois aqui se definiam os campeões de 2015.
Ao fim do primeiro dia, numa prova disputada à noite, a classificação era liderada por João Alix/André Ferreira, que detinha um avanço de certo modo já considerável, que poderia, ou não, suportar as “investidas” dos seus mais directos adversários, Marco Sousa a 5,15, Samir Sousa a 10,09 e Paulo Nunes que viajou da Madeira, a 12,60, todos tripulando viaturas idênticas, Citroen Saxo. Curiosamente com os três irmãos nos três primeiros lugares.

Apesar da excelente recuperação de Paulo Nunes, no 2º dia, que esteve já muito ao seu nível, no final o vencedor acabou por ser João Alix/André Ferreira, seguido de Paulo Nunes/José Vieira (Saxo) (2º) a apenas 2,00, Marco Sousa/André Gouveia (Saxo) (3º) a 4,38, Nuno Silva/Alcides Vasconcelos (Nissan) (4º) a 14,24 e Gilberto Camacho/Magda Vasconcelos (Toyota) (5º)a 15,81. Foi um final de prova emocionante e muito aplaudido pelo muito público presente.
Na luta pelas Classes referência para as vitórias de Nuno Silva na classe 1 (Até 1.300cc), enquanto João Alix ganhou na 2 (até 1.600cc) e Pedro Brito a 3 (mais de 1.600 cc). O prémio da volta mais rápida da prova foi atribuído a Paulo Nunes, que obteve o extraordinário tempo de 1.49,50, precisamente na última etapa, quando arriscou tudo para chegar à vitória.

Entre as senhoras, a vitória foi para a dupla Sónia Sousa/Angela Sousa) em Toyota Yaris, que já tinha ganho em Outubro e que esteve com uma actuação sempre em crescendo, superando Vanessa Melim/Nádia Melim (Ford Mondeo) em 13,58.
Como habitualmente, os oito primeiros classificados disputaram a seguir o “play-off”, uma competição/ espectáculo, em que os concorrentes, evoluindo dois a dois em pista, vão-se eliminando, até chegar à final, que desta feita foi ganha por Gilberto Camacho /Magda Vasconcelos (Toyota) que bateu Nuno Silva / Alcides Vasconcelos (Nissan)

No final, a cerimónia já habitual do pódio, em que todos os participantes por lá passaram, brindando com espumante a sua presença, perante o aplauso do público que “invadiu” a pista para felicitar todos os participantes.
Com os resultados desta prova terminou o “Champion Challenge 2015”, tendo os títulos em disputa, sido conquistados, por João Alix (piloto), André Gouveia (co-piloto), Nuno Silva (Classe 1), João Alix (Classe 2), Pedro Brito (Classe 3) e Sónia Sousa (Senhoras). A Gala final para entrega dos prémios, está marcada para o próximo da 12 de Dezembro, no “Hotel Vila Baleira”.

A organização considera que foi um grande sucesso a realização de mais esta prova do “Champion Challenge-Porto Santo”, uma competição que tem vindo a ganhar relevância e que já é considerada como dos maiores eventos desportivos realizados na ilha, sobretudo pela influência na economia local, contando com o apoio incondicional do Governo Regional, Câmara Municipal e Porto Santo Line, entre muitas entidades, empresas e particulares que colaboraram na montagem deste evento.

Prevê-se o retorno do acontecimento, no próximo ano, também com uma nova pista, totalmente de terra.