JS da Madeira e dos Açores preparam Conselho Consultivo das Autonomias

olavo Câmara JS
Olavo Câmara esteve nos Açores a preparar várias iniciativa relacionadas com as autonomias regionais.

As estruturas madeirense e açoriana da Juventude Socialista vão constituir um Conselho Consultivo das Autonomias e realizar o Fórum das Autonomias. Estas iniciativas estiveram em debate este fim de semana, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, durante o XII Congresso Regional da JS dos Açores.

Olavo Câmara, presidente da JS Madeira, reuniu com o seu homólogo açoriano para definir compromissos de trabalho futuro entre as duas estruturas. A constituição do Conselho Consultivo das Autonomias, órgão de articulação entre as duas estruturas, foi um dos temas em análise, assim como, a realização do Fórum das Autonomias, evento que envolverá os líderes políticos e os militantes de ambas as estruturas, para discussão de matérias comuns a ambos os arquipélagos.

As duas estruturas regionais da JS trabalharam igualmente na redação do Documento Estratégico das Autonomias, que reúna as propostas de ambas para aprofundamento da Autonomia Regional e para responder a problemas comuns dos arquipélagos.

Ficou ainda estabelecida uma agenda política comum na Assembleia da República em matérias fundamentais como a alteração da lei do voto antecipado.

Olavo Câmara teve a oportunidade de intervir na tarde de sábado, destacando as diferenças entre os dois arquipélagos, resultado de dois modelos de governação distintos adoptados pelo PSD na Madeira e pelo PS nos Açores, nomeadamente em matéria de impostos e mobilidade. O líder da JS-Madeira destacou os bons exemplos que a Madeira devia extrair da governação açoriana nas políticas de juventude, particularmente na área da empregabilidade.