Missas em São Roque ao som do fado

SÃO ROQUE MISSASNas igrejas de São José e de São Roque no Funchal vão ser celebradas duas Missas com Fado. A primeira será no próximo sábado, 21 de novembro às 17h 30, em São Roque e a segunda no sábado, 28 de novembro, da igreja de São José também às 17h30 . As celebrações eucarísticas serão presididas pelo Padre José Luís Rodrigues, pároco das paróquias de São Roque e de São José.
Cada uma destas Eucaristias terão nos momentos próprios da animação com a interpretação de um fado adequado a essa ocasião. As fadistas serão as madeirenses Eugénia Maria e Vera Lúcia, acompanhadas por Firmino Nóbrega (guitarra) e Mário Pedro (viola).
Este género de arte musical não pode estar à margem da oração e da evangelização da Igreja Católica para este tempo, não fosse já o pedido feito pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (EG), quando diz o seguinte: «A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção humana, que se deve necessariamente exprimir e desenvolver em toda a acção evangelizadora» (EG nº 178). Não fosse hoje o fado a alma de um povo e o eco da «promoção humana» da portugalidade no mundo. Mais ainda se tivermos em conta que o princípio para o anúncio do Reino de Deus radica precisamente aqui: «O Reino, que se antecipa e cresce entre nós, abrange tudo» (EG nº 181).
A serenidade, a paz, a penumbra ténue onde ele é cantado e a cadência melancólica do cantar, mais a mensagem das letras cuidadosamente selecionadas para o lugar e o contexto em se encere o evento «Missa com fado», proporcionarão a paz, o silêncio e a oração para o encontro com o transcendente, com Deus. A palavra cantada no fado será mensagem para buscar no silêncio o encontro com Deus e com os outros. Este evento cultural e religioso será mais um momento de reflexão e evangelização, que estas comunidades paroquiais levam a efeito para relevarem a importância de um certo diálogo com a cultura. Estendem a sua atenção a um campo da arte e procuram aí vestígios de Deus e da mensagem religiosa. Afinal, é mais um caminho/proposta de busca nos meandros do pulsar da vida humana. Todos e todas os que gostam de fado, podem ter assim uma oportunidade para se encontrarem ao som do fado pela oração eucarística consigo mesmos e com Deus.