Protocolo garante ações de prevenção de riscos junto de jovens

(foto: cm-funchal)
(foto: cm-funchal)

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), celebra, este sábado, com a Fundação Portuguesa “A Comunidade CONTRA A SIDA”, um protocolo de colaboração, nas áreas de juventude, desporto, educação e saúde.

A cerimónia terá lugar pelas 10H00 no Centro de Juventude do Funchal e tornará oficial a conjugação de sinergias entre as duas entidades, possibilitando a realização de vários projetos, no âmbito da educação não formal com os jovens dos diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira, com vista à promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco, nomeadamente nas doenças sexualmente transmissíveis e VIH SIDA.

Durante este fim-de-semana, 27 jovens institucionalizados oriundos dos concelhos de Ponta de Sol, Machico e Funchal terão a oportunidade de contactar com técnicos especializados em dinâmicas de educação não formal e novas abordagens cientifico-pedagógicas, subjacentes às temáticas em debate.

Um dos objetivos é que os beneficiários desta ação sejam eles próprios agentes de prevenção junto dos seus grupos de pares, na transmissão da importância que a prevenção assume nas problemáticas da sexualidade juvenil e consequentemente do VIH SIDA.

A assinatura deste protocolo será assinalada pela presença da Presidente do Concelho de Administração da Fundação Portuguesa “A Comunidade CONTRA A SIDA”, Filomena Frazão de Aguiar e do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes.

Esta parceria entre a DRJD e a Fundação Portuguesa “A Comunidade CONTRA A SIDA” tem vindo a ser desenvolvidas desde 2008, através de várias ações formativas, nomeadamente “Juventude sem Riscos”.