Luís Amado, Paquete de Oliveira e Rocha Vieira na UMa a 27 de Outubro

Luis Amado
Luís Amado. Foto wikipédia

Numa organização conjunta entre a Universidade da Madeira (UMa) e o Comando Operacional da Madeira, decorre, no próximo dia 27 de outubro, pelas 17H45, no auditório da Reitoria, a Conferência “Do ‘25 de abril ao 25 de novembro’ — A Implantação da Democracia e da Autonomia Regional Madeirense”.

Após a abertura pelo Major-General Marco Serronha, Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira, o Professor Paquete de Oliveira aborda o tema “Do ‘25 de abril ao 25 de novembro’: Uma caminhada para a Autonomia da Região”, seguindo-se “A evolução política do ‘25 de abril’ de 1974 ao ’25 de novembro’ de 1975: o panorama nacional”, por Luís Amado.

Paquete Oliveira
Paquete de Oliveira. Foto CD Nacional.

A moderação do debate estará a cargo do Professor Paulo Miguel Rodrigues, encerrando a conferência o Reitor da Universidade da Madeira, o Professor José Carmo.

Nesta sessão estarão também presentes o Representante da República para a Madeira, juiz Ireneu Barreto, e o Secretario Regional da Educação, Jorge Carvalho, em representação do Presidente do Governo Regional.

Este evento, a decorrer por todo o País, engloba-se num conjunto de conferências dedicadas à comemoração daquela data, que marcou o início da reorientação democrática da Revolução do 25 de abril e pretende mobilizar a sociedade portuguesa, num fórum de reflexão e debate, para a importância do 25 de novembro.

Rocha Vieira
O último governador de Macau, Rocha Vieira também tem presença marcada na conferência. Foto cronicasmacaenses.com

A iniciativa, 40 anos volvidos, foi idealizada por grupo de cidadãos das mais diversas áreas profissionais, António Barreto, João Salgueiro, Luís Aires de Barros, General Luis Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e o General Vasco Rocha Vieira, que estará presente na UMa a 27 de outubro