Tertúlias da UMa regressam a 6 de outubro com “Natureza e Cultura”

Colegio-Jesuitas01 UMa

As tertúlias temáticas estão de volta à Universidade da Madeira já a partir do próximo dia 6 de outubro, com novas sessões abertas à comunidade, sempre às terças-feiras, pelas 18h30, no Edifício da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

A primeira tertúlia deste novo ciclo, subordinada ao tema ‘Natureza e Cultura, o equilíbrio instável’, terá como orador convidado Marcelino de Castro, Diretor da Islenha, revista semestral, editada ininterruptamente desde 1987, especialmente vocacionada para a publicação de artigos dedicados a assuntos e temas das sociedades insulares atlânticas e lusófonas em geral, e Coordenador do Serviço de Publicações da Direção Regional da Cultura.

‘Natureza e Cultura, o equilíbrio instável’ apresenta-se como tema de vários assuntos, não em oposição, mas em interdependência, todos eles radicados, ainda assim, na dupla condição do homem no seio da própria natureza, até porque a instabilidade advém de ambos os lados da equação.

Hoje mais do que nunca, quer o conceito de natureza quer o conceito de cultura não podem deixar de ser perspetivados numa dialética bio-cultural, contrariando o sociologismo e mesmo o culturalismo (psicologista e outros) ou, até, porventura de forma mais premente, contrariando o ecologismo na sua versão mais dura (questões ambientais como as ligadas ao clima, aos recursos naturais e à ocupação do território), uma vez que, quanto ao nós (Homem, Humanidade), se tem verificado ser impossível separar em absoluto a natureza da cultura e, ao invés, a cultura da natureza.

Após a tertúlia segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre. O jantar-debate requer marcação, até ao dia 5 de outubro, através do preenchimento do formulário online.